×

Maceió

I Encontro Alagoano de Lan Houses será realizado em Maceió

Palestras, apresentação de casos de sucesso no segmento de Lan Houses e o lançamento da Associação Alagoana de Centros de Inclusão Digital, compõem a programação do 1º Encontro Alagoano de Lan Houses, que será realizado no próximo dia 11 de dezembro, na sede do Sebrae, em Maceió. O evento tem como objetivo integrar os empresários alagoanos deste segmento e apresentar as oportunidades de mercado para este tipo de negócio.

O 1º Encontro Alagoano de Lan Houses é uma das ações do Projeto de Inclusão Digital, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (ITEC) e da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), em parceria com o Sebrae Alagoas.

Entre os assuntos abordados no encontro estão as perspectivas para as lan houses no Brasil; legislação para o segmento; gestão de clientes: identificando e atendendo necessidades; case lan house na Amazônia; case Alagoas colaborativo. Entre os palestrantes está Mário Brandão, presidente da Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital (ABCID).

Segundo a gerente da Unidade de Comércio e Serviços, Fátima Torres, o objetivo do evento é integrar empresários de lan houses para apresentar o Projeto de Inclusão Digital do Estado e mostrar sua importância para a inclusão de milhares de pessoas no mundo digital.

“Queremos aglutinar o maior número possível de empresários para que eles conheçam quais as ações do projeto e entendam como agregar mais serviços e fortalecer a atividade, por meio de capacitações. Além disso, mostraremos o papel social destes empresários no processo de inclusão social do Estado”, destacou Fátima Torres.

Projeto de Inclusão Digital

Segundo Fátima Torres, o projeto de Inclusão Digital do Estado visa beneficiar 50 mil pessoas, que serão incluídas digitalmente, por meio de 120 lan houses. “O processo funcionará da seguinte forma, nestas 120 lan houses serão oferecidos cursos básicos de informática, que devem ser disponibilizados, gratuitamente, à população.

Nas lan houses, os próprios empresários ou funcionários, que terão passado por processos de capacitação, ministrarão o curso e assim a inclusão digital será disseminada nas diversas localidades do Estado”, explicou Fátima Torres.

No projeto, além de recursos do Sebrae, serão investidos R$2,5 milhões do Governo do Estado. De acordo com Nelson Menezes, superintendente do Itec, Alagoas é o estado mais atrasado do Brasil em inclusão digital e pensando nisso, surgiu a ideia de criar este projeto. “Queremos mudar este cenário no Estado. Sabemos que uma pessoa não incluída digitalmente é uma pessoa fora do mercado de trabalho. Inclusão digital está intimamente ligada à inclusão digital”, falou Nelson.

Mesmo antes do projeto ser criado, em agosto de 2010, empresários do segmento de lan houses já vinham participando de ações de projetos do Sebrae com foco na melhoria da qualidade da gestão destes negócios. Por isso, em apenas quatro meses de trabalho, já é possível colher bons resultados.

Além da criação da Associação Alagoana de Centro de Inclusão Digital, das 10 empresas finalistas na etapa nacional no projeto Desafio Lan, desenvolvido pelo Sebrae, sete foram do estado de Alagoas.

Outra ação é o cadastro de lan houses, feito pelo Sebrae com o objetivo de identificar e organizar estes pequenos negócios, em Maceió e no interior do Estado. Até agora já foram cadastrados 160 lan houses na capital alagoana e em outras cidades.

Entre as ações desenvolvidas no Projeto de Inclusão Digital estão capacitações, consultorias, ações de associativismo e cooperativismo, marketing e de acesso a mercado, incentivo à formalização, entre outras.

“Lan House é um segmento empresarial independente e sentimos a necessidade de buscar um parceiro forte, foi quando nos unimos ao Sebrae. Como já existia um projeto que começava a atender este público, encontramos a forma de viabilizar o que não conseguiríamos sozinhos. No projeto, a lan house vai se estruturar melhor enquanto negócio”, complementou Nelson Menezes.

Os interessados em participar, devem procurar a Carteira de Comércio e Serviços do Sebrae Alagoas. Mas, é importante destacar que o primeiro passo é a formalização. “Só irão participar do projeto, as lan houses formalizadas”, finalizou Fátima Torres.

O 1º Encontro Alagoano de Lan Houses será realizado a partir das 9h e a expectativa é que cerca de 200 pessoas participem do evento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones 4009-1744 / 1687 e no site http://www.aalcid.com.br/