×

Sergipe

Huse: pacientes pós-cirúrgicos são transferidos para novo espaço

Desde a última semana, os pacientes que ficavam em recuperação pós-cirúrgica, que funcionava em 3 salas do Centro Cirúrgico, foram transferidos para um novo espaço, climatizado e equipado para acompanhar essa fase do tratamento.

A transferência faz parte das medidas administrativas e gerenciais que vêm dando mais resolutividade ao fluxo, como a maior rotatividade de leitos nas enfermarias e nas UTIs, melhorando a oferta e a otimização do serviço.

“A medida, além da melhoria na assistência, vem cumprir uma ação judicial que visa ampliação do número de salas de cirurgia. Com as três salas liberadas, o local passa por avaliação das adequações necessárias para viabilizar o cronograma de reforma para abertura desse espaço”, explica Wagner Andrade, diretor operacional da Fundação Hospitalar de Saúde.

Maior rotatividade

A Enfermaria Pós-Cirúrgica do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) vem reduzindo constantemente o número de pacientes. Depois da reorganização do fluxo interno realizado na unidade para pacientes que se recuperam do pós-cirúrgico, a imagem vista no local agora é outra.

De acordo com a coordenadora do Centro Cirúrgico, Cristina Santos, a reorganização do fluxo interno e a criação dessa nova área deu maior resolutividade a esse fluxo. “Na sexta-feira, por exemplo, nós tínhamos 4 pacientes pós-cirúrgicos que foram operados e já encaminhados para enfermaria adulto e infantil, além de dois pacientes na UTI “, explicou.

As enfermarias A, B, C, D e a Ala 300 também recebem esses pacientes, além da Unidade de Internamento para Pacientes Críticos (UIPC), que continua com os dez leitos para receber casos mais graves.

Estrutura

O Centro Cirúrgico do Huse funciona atualmente com seis salas de cirurgia, uma Farmácia Satélite 24h, vestiários masculino e feminino, salas de estar médico e de enfermagem, de equipamentos, expurgo (para onde é encaminhado todo o material utilizado após as cirurgias) e arsenal (setor responsável pela guarda de materiais já esterilizados).

O setor está capacitado para realizar cirurgias em múltiplas especialidades, incluindo as consideradas ‘especiais’ como neurocirurgia, ortopedia, torácicas, oncológicas e vascular. Todas as salas são dotadas de equipamentos completos de monitoramento e modernos aparelhos de anestesia. Na Farmácia Satélite, ocorre a reposição e montagem dos kits de anestesia e cirúrgicos.