×

Alagoas

Humberto Gomes de Melo inicia novo ciclo na história da Santa Casa de Maceió

Humberto Gomes de Melo foi reeleito por 97% dos membros da Irmandade da Santa Casa

A posse do provedor Humberto Gomes de Melo e da Mesa Administrativa da Santa Casa de Maceío marca o início de um novo ciclo nesses quase 160 anos de história da maior instituição hospitalar de Alagoas e uma das maiores do Nordeste.

Na solenidade de posse, presidida nesta segunda à noite (3) pelo arcebispo de Maceió, d. Antonio Muniz Fernandes, estiveram presentes os secretários da Saúde do Estado, Alexandre Toledo; e de Maceió, Adeilson Loureiro; a reitora da Universidade Federal de Alagoas, Ana Dayse Dorea; o procurador geral de Justiça, Eduardo Tavares; e o promotor Ubirajara Ramos.

Não puderam comparecer à solenidade, mas justificaram ausência, a presidente da Hospitalar Feira e Fórum, Waleska Santos; o presidente da Confederação Nacional da Saúde, José Carlos Abrahão; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Flávia Citônio, dentre outras autoridades.

Além do provedor Humberto Gomes de Melo, foram empossados o vice-provedor João Augusto Sobrinho; o 1º secretário Marcos Davi Lemos de Melo; o 2º secretário Giovani Almeida Cavalcante de Albuquerque; e os mesários Duílio Masíglia, Euclides Ferreira de Lima, José Peixoto dos Santos, Milton Hênio de Gouveia e Francisco de Assis Gonçalves.

A poetisa Ivone dos Santos, esposa do professor Douglas Apratto e também eleita na chapa liderada por Humberto Gomes de Melo não pôde comparecer à solenidade de posse e, conforme prevê o Estatuto da Santa Casa de Maceió, será investida como mesária, na próxima semana, durante a primeira reunião do colegiado.

O 11º irmão empossado na Mesa Administrativa foi anunciado ainda na missa de Ação de Graças, celebrada pelo arcebispo d. Antonio Muniz Fernandes. O padre João Neto foi indicado pela Arquidiocese para substituir o monsenhor Pedro Teixeira, religioso cuja atuação no colegiado foi francamente elogiada por Humberto Gomes de Melo.

“Como representante da Arquidiocese, o monsenhor Pedro Teixeira esteve conosco por mais de seis anos, sendo exemplo de assiduidade e presença ativa da Igreja junto a nós, trazendo sempre suas orações e lições de sabedoria”, disse o provedor.

Em seu discurso no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota, o gestor da Santa Casa de Maceió fez questão de citar os irmãos que deixaram a Mesa para o ingresso dos novos mesários Milton Hênio, Francisco de Assis e Ivone dos Santos.

Humberto Gomes expressou sua gratidão a José Macário Barbosa, falecido recentemente, e que durante muitos anos foi o decano do colegiado; Benedito de Lira, eleito Senador da República; e Douglas Apratto, que prosseguirá sua missão como vice-reitor da Fundação Educacional Jayme de Altavila.

Reeleito por 97% dos membros da Irmandade da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes apresentou um breve relatório sobre sua gestão, elencando números, estatísticas e as principais realizações. Na extensa lista está a conquista de tornar a Santa Casa de Maceió o primeiro hospital de Alagoas e a primeira Santa Casa do Norte e Nordeste a ser reconhecido como Hospital Acreditado. Trata-se do selo de qualidade conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) a um seleto grupo de hospitais brasileiros.

Humberto Gomes citou também o hospital materno-infantil Nossa Senhora da Guia destinado ao atendimento exclusivo ao SUS. Em pouco mais de um ano a unidade tornou-se a maternidade que mais atende parturientes em Alagoas, sendo o 51º hospital do Brasil em volume de internações obstétricas num universo de 3.856 hospitais. Os dados do Ministério da Saúde abrangem o período de janeiro a outubro de 2010.

“Com o Hospital Nossa Senhora da Guia, a Santa Casa de Maceió consolida-se como o hospital de Alagoas que mais atende pacientes pelo Sistema Único de Saúde”, discursou Humberto Gomes. No ranking dos 5.176 hospitais que internaram pacientes do SUS nos primeiros dez meses do ano, a Santa Casa de Maceió é o 66º hospital em quantidade de internações realizadas em todo o País, registrando no período nada menos que 11.880 internamentos.

Outras conquistas de sua gestão foram a Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho, reunindo num confortável prédio o Ambulatório, o Centro de Diagnóstico e a Cardiologia do SUS; e a construção e inauguração, em novembro de 2007, de um dos maiores centros de quimioterapia do País: o Centro de Oncologia e Hematologia Professor Lourival Nunes da Costa. Este investimento consolidou a posição da Santa Casa de Maceió como líder no setor de oncologia em Alagoas.

A lista prosseguiu com os projetos sociais Casal Grávido, Envelhecimento Ativo e Tabagismo, destinados à sociedade alagoana, além de iniciativas direcionadas aos colaboradores, como: cestas básicas, distribuídas mensalmente, de acordo com a assiduidade do colaborador; plano de saúde – subsidiado em 80% pela Santa Casa; e a creche, para os filhos dos colaboradores da instituição. “Nossa capacidade de atendimento hoje é de 76 crianças. Agora em janeiro ampliaremos para 105 crianças, com custos totais financiados pela Santa Casa”, finalizou o provedor.

Outros números sobre a gestão de Humberto Gomes de Melo serão apresentados durante a semana aqui no portal da Santa Casa de Maceió.