Skip to content

HU inaugura Unidade de Reumatologia e amplia assistência aos usuários do SUS

  • Home
  • Alagoas
  • HU inaugura Unidade de Reumatologia e amplia assistência aos usuários do SUS

Blog

HU inaugura Unidade de Reumatologia e amplia assistência aos usuários do SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas ganha esta semana um reforço na assistência aos pacientes com doenças autoimunes reumatológicas. Nesta sexta-feira, 8, será inaugurada a Unidade de Reumatologia do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), serviço referenciado e que vai ofertar procedimentos ainda não disponíveis na rede pública do Estado.

A estimativa do coordenador do novo serviço, Dr. Thiago Sotero Fragoso, é ampliar em pelo menos cinco vezes o número de atendimentos em reumatologia. Hoje, o HUPAA realiza uma média mensal de 200 atendimentos no ambulatório, segundo informa o médico, e deve passar para mais de mil, incluindo consulta pediátrica, que não é ofertada pelo SUS em Alagoas.

Viabilizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), através da contratação de profissionais especializados na área, a Unidade de Reumatologia do HUPAA vai oferecer aos usuários atendimento ambulatorial para adultos e pacientes pediátricos; consultas na área de enfermagem e um Centro de Infusão. Também terá atividades na área de ensino para alunos do 8º e do último ano do curso de medicina (internato) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e, futuramente, residentes médicos. “Vamos dar entrada na documentação junto à Coreme e ao MEC pleiteando o programa para o ano que vem”, informa Thiago Fragoso.

A Unidade de Reumatologia abre à comunidade acadêmica o Núcleo de Pesquisas em Doenças Autoimunes, um local referenciado para a produção de atividades científicas, entre outras iniciativas. No Centro de Infusão, os pacientes que fazem uso de fármacos especiais por via venosa, como imunobiológicos e imunossupressores (para o tratamento da artrite reumatóide, espondilite anquilosante, lúpus, osteoporose e outras doenças crônicas que tem sua prevalência aumentada), poderão utilizar a medicação de alto custo com segurança e mais conforto.

Atualmente, a infusão desses fármacos é realizada com o paciente internado ou recebendo assistência em outro setor do hospital. “Teremos capacidade para atender à demanda do HUPAA e a externa”, enfatiza o médico. Essa modalidade de tratamento possui particularidades que exigem um serviço com boa estrutura de atendimento, dentre as quais os potenciais eventos adversos. O Centro de Infusão terá uma equipe qualificada no procedimento.

Na avaliação do superintendente do HUPAA, Paulo Luiz Teixeira Cavalcante, a Unidade de Reumatologia promoverá um avanço significativo na qualidade da assistência aos usuários do SUS portadores de doenças reumáticas, e cobrirá uma falha na rede pública, que é a carência desse tipo de profissional no Estado. “Estamos entregando à sociedade alagoana um serviço planejado para executar com eficiência todos os processos da assistência ao paciente, com alto nível de qualificação dos profissionais”, garante Teixeira.

Os números não são exatos, mas, estima-se que de 15 a 20 milhões de brasileiros sofram com alguma doença autoimune reumatológica. De acordo com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), essas doenças são a segunda maior causa de afastamento do trabalho e o terceiro principal motivo de aposentadoria por invalidez permanente no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também