×

Sergipe

Hospital Regional de Propriá realiza 3º mutirão de Catarata

Uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Prefeitura de Propriá e Ministério da Saúde, proporciona aos sergipanos residentes na região do Baixo São Francisco a possibilidade de enxergar melhor. Trata-se da terceira etapa do Mutirão de Catarata, que teve início nesta segunda-feira, 6, e segue até a terça-feira, 7. As cirurgias estão sendo realizadas no Hospital Regional São Vicente de Paula e beneficiará mais de 80 portadores da doença.

Para o secretário de Saúde de Propriá, Adelmo Macêdo, a parceria para realização das cirurgias beneficia os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que proporciona conforto e fortalece o sistema de Saúde.

“Quando um Hospital Regional abre as portas para mutirões como esse, a população tem a certeza que não precisa se deslocar de sua região para locais mais distantes para fazer a cirurgia e tem a resolutividade esperada para os problemas. Isso também reflete para que tenhamos um sistema fortalecido onde União, Estado e Município se unem para prestar assistência à população. Além desse mutirão, o povo ribeirinho sabe que aqui no Hospital de Propriá recebe todo o atendimento necessário, deslocando-se apenas para a capital para solucionar casos de alta complexidade”, afirmou.

Após o procedimento cirúrgico, os pacientes recebem todo o cuidado da equipe de profissionais e um kit pós-cirúrgico composto por óculos escuros, lenços especiais para os olhos e colírio, além da marcação de retorno ao oftalmologista.

O superintendente do Hospital Regional de Propriá, Paulo Campos, recorda que outros mutirões foram realizados em junho e agosto de 2013 na unidade, atendendo principalmente o público da terceira idade.

“O Hospital Regional de Propriá garante a estrutura para a realização das cirurgias. Somando as cirurgias que já foram realizadas em mutirões anteriores com as que estão sendo realizadas nesta etapa, mais de 470 pessoas que vivem na região serão beneficiadas com a cirurgia de catarata”, reforça Paulo Campos.