Durante o mês de janeiro deste ano, o Hospital Regional de Propriá somou 6.868 atendimentos no Pronto Socorro. São 129 atendimentos a mais que no mês anterior. Já os procedimentos clínicos chegaram a 16.996 no primeiro mês de 2017. Nesse mesmo período ocorreram 75 cirurgias eletivas e 11 cirurgias ortopédicas, além de outros procedimentos.
“Essa relevante unidade vem passando por melhorias em sua infraestrutura desde o mês de dezembro, o que contribui com a otimização do atendimento prestado aos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, declarou a superintende do HRP, Ana Paula Fraga.
Dentre as causas que levaram os pacientes à unidade estão as ocorrências no trânsito. Durante o mês de janeiro, 14 usuários deram entrada por causa de acidentes automobilísticos. No entanto, o maior número dentro desse segmento é de pacientes vitimados por acidentes motociclísticos, que chegaram a 124 somente no mês passado. Também foram contabilizados 6 usuários vítimas de atropelamentos.
Os dados, computados através do Sistema de Gerenciamento de Unidades de Emergência (MS/Datasus), apontam que 700 casos registrados são relacionados a dores generalizadas, 252 foram por dores abdominais, 214 por dispneia (cansaço), 264 por quedas e 243 retornaram à unidade para realizar revisão. “Entre os atendimentos realizados na unidade, 400 foram de pacientes que apresentavam febre. Além disso, 108 usuários foram diagnosticados com intoxicação”, acrescentou a gestora.
Ainda em janeiro, 141 pacientes deram entrada por apresentar diabetes descompensada, assim como outros 146 estiveram com pressão arterial alterada, sendo 135 com pressão alta e 11 com pressão baixa.
“As quedas também levaram usuários do SUS a buscar atendimento no Pronto Socorro. Ao todo, foram 264 atendimentos relacionados a esse tipo de ocorrência”, revelou Ana Paula Fraga.
Maternidade
A unidade atende as mulheres com gestação de risco habitual. Em janeiro, foram registrados 72 partos. “Ao todo, 121 gestantes buscaram atendimento em trabalho de parto. Após o acolhimento e devida avaliação, as usuárias que necessitaram de atendimento especializado ou por ter gestação de alto risco, foram reguladas para unidades especializadas, como é o caso da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), em Aracaju”, ressaltou a superintendente.
Avanços
Desde dezembro do ano passado, o Hospital Regional de Propriá tem passado por relevantes melhorias em sua infraestrutura. As ações realizadas são conduzidas pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) através do Departamento de Infraestrurua (Deinfra).
“Essas melhorias são indispensáveis para a garantia na qualidade do atendimento aos nossos usuários”, destacou a arquiteta e coordenadora do Deinfra/FHS, Claudimara Carvalho.
Entre os avanços promovidos está a reforma da sala de estabilização (ala vermelha). “Assim que a necessidade foi identificada, a gestão do HRP solicitou providências à FHS e a sala passou pela reestruturação necessária com reforma do telhado, estando agora adequada para o seu pleno funcionamento”, acrescentou Claudimara Carvalho.
A unidade ganhou nova pintura na parte interna do prédio, o que deixou o ambiente mais harmônico, bem como a construção do estar dos enfermeiros.
De acordo com a superintendente da unidade, Ana Paula Fraga, esse é um espaço necessário para garantir o descanso da categoria e para otimizar os trabalhos da unidade. “Com essa estruturação conseguimos desocupar uma sala que servirá para a instalação da Agência Transfusional”, revelou.
Além das reformas no prédio, o HRP recebeu vários itens (equipamentos e materiais), entre eles: filtros, colchões, suportes para soro, macas fawler, poltronas de descanso e de hidratação, aparelhos de ar condicionado, cabeceiras, escadinhas, armários em divisórias para funcionários, carrinhos inox, camas, berços e longarinas de 3 e 4 lugares para pacientes e acompanhantes.
Também houve substituição de portas em todo o Hospital, além da realização de reforma e substituição de mobiliários, mudanças das autoclaves e revisão da parte elétrica e hidráulica. “Estas mudanças na estrutura física do HRP melhoram a ambiência da unidade e garantem mais conforto e segurança para usuários e funcionários”, finalizou Claudimara Carvalho.
O Hospital Regional São Vicente de Paula (HRP), localizado no município de Propriá, atua de forma estratégica no Baixo São Francisco. O equipamento de saúde é gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), proporcionando assistência descentralizada a outras 16 cidades da região.
