×

Sergipe

Hospital Regional de Lagarto realizou 55 mil atendimentos este ano

Perto de completar cinco anos em funcionamento em julho, o Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe, vem se constituindo num elo importante para a Rede Estadual de Urgência e Emergência Hospitalar de Sergipe. Diariamente, o HRL, gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), garante atendimento a centenas de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), não apenas dos municípios desta região, mas também de vários que integram outras microrregiões estaduais de saúde e de cidades baianas que fazem divisa com Sergipe.

Primeiro Hospital Regional da rede a disponibilizar leitos de terapia intensiva, em um total de 10, o HRL já atendeu, somente nos primeiros quatro meses deste ano, mais de 20 mil cidadãos. Deste total, Lagarto (sede e povoados), com pouco mais de 14 mil usuários assistidos, ou seja, cerca de 69% do total, foi o que mais encaminhou pacientes à unidade hospitalar. Em seguida, vêm os municípios de Salgado e Simão Dias, também na região centro-sul, com respectivamente 678 (3,3%) e 669 (3,1%) usuários do SUS atendidos pelo HRL.

Para o superintendente do HRL, Oldegar Alves Junior, o Hospital Regional, desde a sua fundação, tem cumprido o papel para o qual foi concebido pela Reforma Sanitária e Gerencial do SUS, implementada a partir de 2007 pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Ao longo dos últimos anos, o hospital tem sido vital para rede, na oferta de serviços de urgência e emergência, e com um dos melhores índices de resolutividade entre as demais unidades hospitalares estaduais. E isso, certamente, fortalece a política de regionalização e a interiorização do acesso aos serviços de urgência e emergência em Sergipe, em especial para o Centro-Sul, Sul e Agreste de Sergipe”, ressalta.

O HRL, que oferta serviços de saúde principalmente nas áreas de clínica geral, ortopedia, pediatria e cirurgias geral e ortopédica, apenas no primeiro quadrimestre deste ano já realizou quase 55 mil procedimentos de urgência e emergência, entre consultadas especializadas, administração de medicamentos, atendimentos de enfermagem em geral e tratamentos clínicos de traumas ortopédicos, entre outros. No mesmo período, também ofertou pouco mais de 54 mil exames, entre laboratoriais clínicos e diagnósticos por imagem, bem como quase 1.260 internações e realizou quase 400 cirurgias, das quais 300 somente em ortopedia.

Mais municípios

Depois de Lagarto, Salgado e Simão Dias, o quarto município beneficiado pelos serviços ofertados pela unidade está sendo São Domingos, que integra a microrregião Agreste de Saúde, com 379 (1,8%) pacientes atendidos somente nos quatro primeiros meses deste ano. Em seguida, vêm Tobias Barreto, no Centro-Sul, com 257 (1,2%) usuários assistidos; Itabaiana e Campo do Brito, ambos no Agreste, com respectivamente 236 (1,1%) e 210 (1%) pacientes encaminhados ao Hospital Regional. Já Paripiranga (BA) continua a ser o município baiano a mais encaminhar pacientes do HRL, com 149 (0,73%) assistidos entre janeiro e abril.