×

Sergipe

Hospital Regional de Lagarto já ofertou mais de 95 mil exames neste ano

O número de exames complementares realizados no Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, já é superior, neste ano, a 95 mil. De acordo com os relatórios gerenciais e de produção da unidade, gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), entre janeiro a julho de 2015, o HRL ofertou 95.500 exames, entre laboratoriais clínicos e diagnósticos por imagem, como radiologias, ultrassonografias e eletrocardiogramas (ECG).

Os laboratoriais clínicos, ainda de acordo com os relatórios de produção da unidade, correspondem a quase 85% do total de exames já realizados, neste ano, pelo HRL. Entre janeiro e julho de 2015 foram ofertados quase 81 mil exames laboratoriais clínicos. No mesmo período, os radiológicos já somam quase 12 mil.

De acordo com o superintendente do HRL, Oldegar Alves, desde o ano passado a realização de exames complementares na unidade vem crescendo, como consequência direta da ampliação da oferta. “Houve um aumento no serviço de apoio diagnóstico terapêutico, em consequência da ampliação do rol de exames ofertados pelo hospital, como tomografias, ultrassonografias e na área de microbiologia”, explicou.

Laboratório 24h

O laboratório de análises do HRL é uma espécie de “coração” do hospital regional. A unidade funciona 24h por dia e realiza 53 tipos de exames nas áreas de bioquímica, imunologia, hematologia, imunohematologia, bacteriologia, uroanálise e hormônios, entre outras. A eficiência do serviço garante rapidez na emissão dos resultados, agilizando assim o tratamento aos pacientes atendidos.

Em média, os resultados saem em até duas horas, a depender da complexidade e do número de exames solicitados por paciente. Quando se trata de um exame simples, por paciente, como hemograma completo, o resultado é liberado em até uma hora, mas quando é de emergência, em menos de 20 minutos.

Cobertura

Há pouco mais de cinco anos em funcionamento, o HRL foi concebido em 2007, a partir da Reforma Sanitária e Gerencial do SUS, implementada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A unidade é responsável por garantir cobertura assistencial a uma população estimada em mais de 250 mil habitantes, nos seis municípios de compõem a Microrregião Centro-Sul de Saúde -Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão e Tobias Barreto.

No entanto, por sua importância para a rede estadual de urgência e emergência hospitalar e sua localização estratégica, o HRL atende também pacientes de outras regiões, como São Domingos, Campo do Brito e Itabaiana, no Agreste, Estância e Boquim, no Sul do Estado, além de municípios baianos próximos ou que fazem divisa com Sergipe, como Paripiranga, Itapicuru, Fátima, Adustina, dentre outros. Somente de janeiro a julho deste ano, o HRL já atendeu a quase 35 mil usuários do SUS.