×

Alagoas

Hospital Geral humaniza serviços no acolhimento ao acompanhante

A paciente Maria de Jesus tem 81 anos de idade, hipertensa e diabética está internada há 45 dias na área Verde do Hospital Geral do Estado (HGE) em decorrência de uma pneumonia grave. Sua sobrinha, Maria Bernadino, participa semanalmente de reuniões na unidade hospitalar para esclarecer dúvidas sobre os serviços do hospital e receber orientações sobre os direitos e deveres dos acompanhantes. É o grupo de humanização e acolhimento ao acompanhante.

A ação faz parte de um projeto desenvolvido por profissionais do Serviço Social e Psicologia do hospital e conta com a participação de uma equipe multiprofissional, composta por assistentes sociais, psicólogas e nutricionistas. O objetivo é trabalhar a importância do papel do acompanhante no processo de tratamento dos pacientes internados.

Maria Bernadino elogia o trabalho desenvolvido pelos profissionais. “É muito bom saber que o hospital está preocupado com seus pacientes. Tenho participado das reuniões e muitas dúvidas são esclarecidas pela equipe de profissionais”, disse.

Segundo Denise Araújo e Silvana Alencar, assistentes sociais responsáveis pelo projeto, a necessidade de trabalhar a assistência ao acompanhante de paciente foi percebida por meio de questionamentos feitos por familiares no Serviço Social do HGE, que recebia todos os tipos de dúvidas, como os horários de visitas, direitos dos acompanhantes e normas do hospital.

“Nas reuniões, procuramos desenvolver no grupo a importância do acompanhante para o bem estar do paciente, aumentando o compromisso e seu nível de conscientização. Os direitos e deveres são esclarecidos e, após a exposição da equipe multiprofissional, os acompanhantes apresentam as demandas espontâneas, dúvidas, necessidades, elogios, inseguranças, medos e ansiedades,” afirmou Denise Araújo.

A importância da doação de sangue e os cuidados com a higiene para evitar infecção hospitalar também são pontos de debate. O encontro tem início com um momento de relaxamento realizado pela psicóloga Gisela Monte. “O objetivo é minimizar as tensões e falar sobre o estresse da internação”.

Esperamos, com as reuniões de apoio, aumentar o compromisso e a comunicação do acompanhante com a equipe multiprofissional. Afinal é um processo natural o qual podemos, a qualquer momento, estar inseridos,” destacou.

Nos encontros também são distribuídas cartilhas da unidade hospitalar, com as normas para acompanhantes e visitantes. O serviço de Nutrição esclarece dúvidas sobre assuntos referentes à alimentação do paciente e do acompanhante, explicando as normas quanto a alimentos e toda sua problemática no dia a dia. As reuniões já acontecem há seis meses, todas as terças-feiras às 10h, na sala de aula 2 da ala D.