O Hospital Geral do Estado (HGE) vai receber do governo federal R$ 3 milhões em equipamentos. O investimento foi anunciado nesta terça-feira (21), quando da assinatura do termo de compromisso que garante a adesão da instituição hospitalar ao programa federal SOS Emergência. O documento foi assinado pelos gestores do Estado, Prefeitura e União. Além do aporte financeiro para os equipamentos, a Rede também vai garantir o repasse de R$ 200 mil mensais para o custeio da qualificação do atendimento no HGE.
Durante a solenidade, o governador Teotonio Vilela ressaltou que este é o primeiro passo para a evolução do atendimento de média e alta complexidade no Estado. “Com a inserção do Estado no SOS Emergência a população de Alagoas terá um atendimento de excelência. Com a ampliação da infraestrutura do HGE, irá reduzir o tempo de espera no atendimento, melhorando a assistência aos pacientes da unidade.”, ressaltou.
Ainda durante o evento, o representante do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, destacou a disposição das gestões estaduais e municipais para resolver os problemas enfrentados na Saúde. “Os desafios de Alagoas são enormes, mas também é grande a disposição e competência dos governos do Estado e de Maceió para resolver os problemas, com seriedade e responsabilidade”, destacou Helvécio.
O secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, ressaltou a parceria entre as três esferas de administração, visando assegurar novos leitos, além de uma regulação centralizada. “A melhor estruturação dos serviços na Atenção Básica, as Unidades de Pronto Atendimento e o Programa de Saúde de Família, irão contribuir na redução do encaminhamento dos pacientes para o HGE”, disse.
Hospital
O HGE possui atualmente 258 leitos, sendo 54 de urgência e 22 de Unidade de Terapia Intensiva. A unidade realiza, em média, 500 atendimentos por dia. A diretora do HGE, Verônica Omena, explicou que cada paciente passa em média 8,7 dias internado. “O maior desafio do HGE é reduzir o excesso de demanda, além de reestruturar e ampliar o número de leitos para a melhoria da assistência no hospital”. A solenidade contou ainda com a participação do prefeito de Maceió, Rui Palmeira, e do secretário de Saúde do Município, João Marcelo Lyra.
