Obras no HGE vão garantir mais leitos para os usuários
O maior hospital de urgência e emergência de Alagoas contará com mais de 50 leitos de UTI após conclusão da segunda etapa da obra. A informação é do secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, que cobrou celeridade dos serviços tendo em vista a importância do equipamento para o Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas. “A proposta é oferecer ao nosso usuário um hospital moderno e estruturado para atender pacientes graves que chegam naquela unidade”, explicou. A previsão da Sesau é que as obras sejam concluídas no primeiro trimestre de 2011.
O projeto conta também com uma unidade específica para cuidados pediátricos e um Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) com centro cirúrgico próprio, totalmente equipado. Com recursos do governo federal e estadual, as obras fazem parte da segunda etapa de ampliação e reforma do HGE e visam ampliar o número de leitos para 410.
De acordo com um dos responsáveis pela obra, o engenheiro Ruy Paiva, o projeto de reforma e ampliação do hospital contém leitos de UTI logo no primeiro pavimento. “Todos os projetos de climatização, elétrico e hidráulico já estão finalizados. Estamos concluindo os revestimentos da área”, disse.
Para o gerente geral do hospital, o cirurgião Carlos Alberto Gomes, as obras aumentarão a capacidade de resposta à população em relação à prestação de cuidados de saúde. “Serão 150 leitos a mais no hospital. Atualmente, o HGE conta com 260 leitos, sendo 23 de UTI. Com a conclusão da obra, o hospital passará a 410 leitos, com dez salas de cirurgias e 50 leitos de UTI”, acrescentou.
A reforma no HGE faz parte do plano de expansão de leitos hospitalares no Estado, que inclui, além do Hospital Geral do Estado, a Unidade de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, que ganhará mais 82 leitos; hospital de Santana do Ipanema, com 150 leitos, e hospital Metropolitano, cujo projeto abrange mais 150 leitos.
O HGE será subdividido em quatro unidades, a de urgência e emergência e a de internação, que já foram entregues à população em 2008; e as novas unidades pediátrica e de queimados, que ficarão localizadas nas instalações em reforma. Além disso, o HGE contará com dez salas de cirurgias. Serão 15 mil m² de área construída, com investimento previsto de cerca de R$ 6,5 milhões.
