×

Alagoas

Hospital Geral do Estado ganha Unidade de Neurologia

O governo do Estado entrega, nesta terça-feira (21), aos alagoanos mais um investimento importante no Hospital Geral do Estado (HGE). Às 16h, será inaugurada a Unidade de Neurologia do hospital, localizada no primeiro andar, Ala F, da Área Verde. A solenidade contará com a presença do secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta.

O gerente geral do HGE, o médico cirurgião Carlos Alberto Gomes, explica que a unidade foi cuidadosamente planejada com o objetivo de agilizar e melhorar a qualidade do atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo equipes médicas capacitadas para atender a alta complexidade em neurologia.

“A implantação da Unidade de Neurologia reforça ainda mais o compromisso da gerência do hospital em disponibilizar serviços de qualidade à sociedade. A nova unidade fortalecerá significativamente a área de neurologia. A nossa expectativa é contribuir para o avanço da saúde do povo alagoano e prestar uma assistência permanente e exclusiva na área neurológica”, disse.

A unidade conta com 26 leitos especializados para o atendimento das doenças neurológicas, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC); além de uma equipe multidisciplinar composta por neurologistas, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos treinados para monitorizar e intervir precocemente na assistência aos pacientes.

Mortes por AVC – Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência de acidentes vasculares cerebrais. No Brasil, a cada ano são registrados, aproximadamente, 90 mil óbitos por doenças cerebrovasculares. Em Alagoas, é a principal causa de morte.

De acordo com dados do Serviço de Arquivo Médico (Same) do HGE, desde 1989, o AVC está no topo da lista de óbitos. No ano passado, o total de óbitos foi de 286 pacientes.

Segundo Carlos Alberto Gomes, os casos de AVC aumentam com a idade, duplicando a cada década após os 55 anos, agravados por outros fatores de risco como diabetes, colesterol alto, hipertensão, fumo, uso excessivo do álcool e sedentarismo. Além disso, o fenômeno do envelhecimento da população provocará um aumento no número de AVC´s, com taxas superiores a 10% a cada década.

“É imperativo uma tomada de atitude no âmbito da saúde pública para o enfrentamento do problema. Nesse sentido, a Unidade de Neurologia do HGE, integrada a serviços como o Atendimento Móvel de Urgência (Samu), contribuirá para a assistência de pacientes em Alagoas”, afirmou.