Apesar da crise que atinge o setor da saúde no Rio de Janeiro,o Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (Htodl), na cidade de Paraíba do Sul, no estado do Rio, tem motivos para comemorar: após sete anos de existência ele atinge 25 mil procedimentos cirúrgicos realizados, com alto de nível de aprovação dos pacientes.
Com o resultado, a unidade é a segunda maior do país em número de cirurgias ortopédicas, segundo a Secretaria de Saúde. Somente em 2016, foram feitas mais de 3,7 mil cirurgias. O número fica atrás apenas do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), situado no Rio de Janeiro e principal referência nacional, que, no ano passado, realizou mais de 9,1 mil cirurgias.
O Hospital Dona Lindu é voltado exclusivamente para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de cirurgias ortopédicas. Mais de 1,5 mil pacientes são atendidos mensalmente por equipe composta por 80 médicos, que fazem em média 300 cirurgias e 11 mil exames por mês.