×

Alagoas

Hospital do Açúcar destaca seu serviço de tratamento de câncer pediátrico

O Hospital do Açúcar destaca seu trabalho realizado diariamente para o tratamento do câncer infantil. A Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon) com exclusividade pediátrica, é hoje referência quando se fala em tratamento do câncer em crianças.

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2014 serão quase 580 mil novos casos de câncer no Brasil, sendo mais prevalente no sexo masculino. Um aumento considerável em comparação ao ano passado. Em relação ao câncer infantil, essa estimativa também é grande, cerca de 12 mil casos dos estimados 580 mil são esperados em crianças.

O Câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. As neoplasias mais frequentes na infância são as leucemias (glóbulos brancos), tumores do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático).

Sendo assim, o Hospital do Açúcar ressalta a importância da prevenção. Um diagnóstico precoce significa maior chance de cura. Cerca de 70% dos casos onde o câncer é descoberto no início são curados, segundo o INCA. De acordo a Médica da Oncologia Clinica do Hospital do Açúcar, Juliana Matos, a instituição realiza, além da detecção e investigação da doença, cirurgias e tratamento de quimioterapia. “É uma doença que infelizmente tem crescido ao longo dos anos, mas todo o trabalho que é feito, visa à recuperação total do paciente”, acrescentou.

Atualmente, os principais casos de câncer infantil registrados no estado são leucemias, linfomas, osteossarcomas (câncer nos ossos), neuroblastoma e câncer nos rins.

UNACON

São habilitados como Unacon hospitais que possuem condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados à prestação de assistência especializada de alta complexidade para o diagnóstico definitivo e tratamento dos cânceres mais prevalentes. Essas unidades hospitalares podem ter em sua estrutura física a assistência radioterápica ou então, referenciar formalmente os pacientes que necessitarem desta modalidade terapêutica.