Na segunda quinzena de abril a Secretaria de Estado da Saúde (SES) amplia a assistência hospitalar no interior do Estado com a inauguração do Hospital Regional São Vicente de Paula, no município de Propriá. A data foi pactuada na manhã desta quarta-feira, 9, durante reunião do Colegiado Interfederativo Regional (CIR), ocorrida no Hotel Velho Chico.
O encontro contou com as presenças do secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, do prefeito de Propriá, Paulo Brito, do presidente da Fundação Hospitalar, Emanuel Messias, do presidente do colegiado, Fernando Brito, e secretários de Saúde dos 16 municípios que compõem a região de Propriá.
O secretário da Saúde destacou a importância da unidade hospitalar para a região. “Este é um hospital emblemático, que tem muito significado assistencial, já que atende a demanda de 16 municípios. Além disso, é estratégico, pois vai permitir a movimentação que a rede hospitalar precisa fazer para qualificar a assistência hospitalar no Estado de Sergipe”, explicou Antônio Carlos Guimarães.
Ficou acordado também que o funcionamento do hospital regional de Propriá se dará por etapas, ficando assim definido: o pronto-socorro entra em operação imediatamente após a inauguração, a clínica médica e a pediatria em junho, o centro cirúrgico em agosto e a obstetrícia em setembro. Além disso, o secretário anunciou a disposição da SES de implantar um novo serviço na unidade hospital: a urgência ortopédica de média complexidade.
“Esta especialidade não estava incluída no perfil do hospital, mas é uma necessidade que detectamos na região. Como será necessário captarmos os recursos de custeio e ainda realizarmos concurso público para esta área, acredito que estaremos viabilizando a sua implantação no decorrer do quarto trimestre de 2011”, disse Antônio Carlos Guimarães.
Gestão compartilhada
Antônio Carlos Guimarães, assim como a diretora de Gestão de Sistemas da SES, Tina Luíza Cabral, destacou a importância do Colegiado Interfederativo Regional enquanto espaço coletivo de gestão e pactuação em benefício das questões da região. “Temos 16 municípios trazendo à mesa de discussão os seus problemas no campo da saúde e juntos, buscamos as soluções. É um espaço que compartilhamos entre o estado e os municípios da região”, declarou Tina Cabral.
Os municípios que fazem parte do Colegiado Interfederativo Regional são: Propriá, Nossa Senhora de Lourdes, Telha, Cedro de São João, Neópolis, Japoatã, Pacatuba, Ilha das Flores, Brejo Grande, Muribeca, Amparo do São Francisco, Santana do São Francisco, São Francisco, Malhada dos Bois, Aquidabã e Canhoba.
Mobilização
Durante a reunião, o secretário Antônio Carlos Guimarães conclamou todos os prefeitos e secretários municipais de saúde a participarem da reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que ocorrerá neste sábado, dia 12, no Hotel Mercury, em Aracaju, das 10h às 12h. “O ministro vai mostrar o significado da situação epidemiológica da dengue no país e reforçar a necessidade de somar esforços das três esferas de governo para que evitemos uma epidemia da doença”.
Antônio Carlos Guimarães ressaltou que o Laboratório Central de Sergipe (Lacen) já está comprometido em iniciar o trabalho de triagem sorológica para a detecção dos tipos de mosquitos da dengue que circulam no território sergipano.