O Hospital Regional de Propriá atingiu nos cinco primeiros meses deste ano um índice de resolutividade de quase 98%. Isso significa que dos 28.412 pacientes atendidos apenas 655 foram transferidos para outras unidades de saúde, como o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A taxa de transferência caiu em 20% em relação ao mesmo período do ano passado.
Além da diminuição das transferências, houve um aumento de 38,6% no número de atendimentos. Os 20.449 atendimentos de janeiro a maio do ano passado passaram para 28.412 este ano. “Isso mostra a concretização da política de reforma sanitária do Estado. Com a abertura da nova unidade, houve um aumento na demanda. Isso se dá, principalmente, à credibilidade que o hospital tem junto à população”, destacou o superintendente da unidade, Adelmo Alves.
A unidade, aberta em 23 de maio de 2011, passou a ofertar serviços que antes não eram disponibilizados, além da ampliação de outros já existentes. Hoje, os usuários contam com laboratório 24 horas. Os 1.694 exames realizados nos cinco primeiros anos de 2010 deram lugar a 14.078 feitos este ano. Os eletrocardiogramas aumentaram em 731%, de 51 atingiram 424. Além disso, o serviço de raio-X passou a ser ofertado, 3.053 radiografias este ano. O centro obstétrico, aberta em dezembro do ano passado, já realizou este ano 450 partos.
Esses resultados contribuem para o melhoramento de toda a rede. “Com esses números, contribuímos para encaminhar menos pacientes ao Huse, reduzimos também a utilização do Samu 192 Sergipe [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] para remoção inter-hospitalar, além de garantir que os pacientes sejam tratados na sua região”, salientou Adelmo Alves.
Especialidades
O antigo hospital de Propriá, que contava com 90 funcionários, cedeu lugar para a nova unidade com cerca de 250 trabalhadores. Somente médicos são 43 das mais diversas especialidades, além de 111 profissionais de enfermagem e 21 de outras áreas de atuação direta. Atualmente, a escala médica está completa com as seguintes especialidades: clínica, pediatria, cirurgia, obstetrícia, neonatologia e anestesia.
Neste ano, o Hospital Regional de Propriá passou a contar com a Unidade de Alimentação e Nutrição. As refeições dos funcionários, que antes eram fornecidas por empresas terceirizadas, agora são preparadas na cozinha do hospital com acompanhamento de nutricionistas. Além disso, pacientes e acompanhantes passaram a contar com refeições. O serviço não era ofertado para pacientes e acompanhantes há dez anos.