×

Sergipe

Hospital de Lagarto reduz número de transferência de pacientes em 31%

Uunidade transferiu apenas 333 pacientes para outras unidades

Um dos principais indicadores da resolutividade nas unidades hospitalares, o número de transferências externas no Hospital Regional de Lagarto já caiu de janeiro a setembro deste ano 31,8%, se comparado ao mesmo período de 2013. Nos nove primeiros meses de 2014, a unidade transferiu apenas 333 pacientes para outras unidades, principalmente o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju.

No mesmo período do ano passado, o hospital havia feito 439 transferências. Se comparado ao período de janeiro a setembro de 2012, quando foram transferidos 643 pacientes, por necessidade de exames especializados ou atendimentos de alta complexidade não disponibilizados pelo HRL, a redução foi ainda maior, chegando a quase 50%.

“É um indicador claro da resolutividade do Hospital Regional de Lagarto, que tem assegurado a solução dos problemas de saúde de grande parte dos usuários do Sistema Único de Saúde [SUS] que os procuram”, ressalta o coordenador de Internamento Jardel Vasconcelos, que responde interinamente pela superintendência do HRL.

Segundo ele, a taxa de transferência externa tem diminuído progressivamente desde que o HRL começou a funcionar, em julho de 2010. “Este ano, a taxa média mensal de transferência externa tem sido de 0,7%, mas em abril deste ano o hospital registrou a menor desde a sua fundação, de 0,4. Isso é uma prova que a unidade vem cumprindo seu papel e fortalecendo a rede estadual de urgência e emergência hospitalar, bem como sendo crucial para a assistência à população tanto do Centro-Sul, quanto de outras regiões de Sergipe”, acrescentou.

Cobertura

Concebido a partir da Reforma Sanitária e Gerencial do SUS implementada a partir de 2007 pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Hospital Regional de Lagarto é responsável por garantir cobertura assistencial a uma população estimada em 250 mil habitantes dos municípios de Lagarto, Salgado, Riachão do Dantas, Poço Verde, Simão Dias e Tobias Barreto.

Além da região Centro-Sul, o HRL atende ainda pacientes de municípios do Agreste e do Sul do Estado além de municípios baianos que fazem divisa com Sergipe. É o caso de Paripiranga, distante cerca 35 km de Lagarto, onde reside a cozinheira Josefa Cleide Oliveira, de 26 anos. “Meu esposo estava internado aqui desde a última terça, 28, e graças a Deus já está fazendo a cirurgia. De Paripiranga para Ribeira do Pombal – referência da rede hospitalar para aquele município baiano – é muito distante e a sorte é poder contar com o atendimento desse hospital de Lagarto”, disse a cozinheira.

Ela aguardava nesta quarta-feira, 29, o término da cirurgia ortopédica a que se submetia no ombro direito o marido Rogério Xavier da Silva, de 31 anos. A unidade vem se consolidando como uma referência para a região na área de ortopedia, com a realização, a partir de agosto de 2012, de cirurgias de baixa e média complexidade. Desde então, até setembro deste ano, o Hospital de Lagarto já realizou quase 1.900 cirurgias somente nessa especialidade.