O Hospital Regional de Lagarto (HRL), gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), atendeu no último final de semana quase 500 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre a sexta-feira , 27, e o domingo, 29, foram assistidos 491 pacientes, segundo registro no Sistema Integrado de Informatização de Ambiente Hospitalar do Ministério da Saúde (Hospub).
Do total de atendimentos, quase 9% estão relacionados a acidentes de trânsito envolvendo motocicletas e motonetas, ou seja, no último final de semana, o HRL atendeu 40 vítimas de acidentes motociclísticos. No mesmo período, foram atendidos apenas quatro pacientes envolvidos em acidentes automobilísticos.
“Infelizmente, nos feriados prolongados e nos finais de semana, fatores como o excesso de velocidade, aliado ao alcoolismo e à falta do uso de equipamentos de segurança obrigatórios, como o capacete, continuam provocando muitos acidentes com motos no município de Lagarto e região. Alguns deles gravíssimos”, afirma o superintendente do HRL, Oldegar Alves Júnior.
Lesões
Segundo o médico Manuel Agnelo, que integra o Serviço de Ortopedia do HRL, os acidentes com motos costumam provocar, como maior incidência, lesões e traumas nos membros superiores.
“As fraturas mais comuns atingem as mãos, punhos, braços e antebraços, uma vez que, no momento da queda, a vítima desse tipo de acidente tende a se apoiar com as mãos e acaba fraturando-as”, explica o especialista.
Ainda segundo o ortopedista, em segundo lugar vêm as lesões nos membros inferiores. “É nessa região que se concentra a maior parte das fraturas expostas, como os ossos do quadril, da coxa, perna e dos pés e, por último, os traumas raquimedulares, que são os mais graves”, ressalta ortopedista.
