×

Sergipe

Hospital de Lagarto atende população de centro sul de Sergipe

Há mais de dois anos o motorista José Nunes Pinto, de 47 anos, incorporou uma rotina à sua vida profissional: o transporte de pacientes, em uma ambulância de Remoção Simples Tipo A, para o Hospital Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro ( HRL), unidade gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) em Lagarto.

Ele dirige a ambulância da prefeitura de Simão Dias, um dos seis municípios que integram a microrregião Centro-Sul de Saúde, distante cerca de 30 quilômetros de Lagarto. “Faço em geral entre duas a três viagens semanalmente, tanto trazendo como levando pacientes. Nesse tempo que dirijo, poucas vezes precisei levar paciente para Aracaju. Em mais de 90% dos casos, o problema se resolve aqui mesmo no Hospital de Lagarto”, afirmou José Nunes.

Simão Dias é, depois de Lagarto, o município que mais encaminha pacientes ao HRL. Somente nos quatro primeiros meses deste ano, a unidade já atendeu a quase mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) procedentes da sede e de povoados simãodienses. Foram ao todo 961, o equivalente a 4,8%dos quase 20 mil pacientes assistidos pela unidade entre janeiro e abril de 2014.

Para o superintendente Hospital Regional de Lagarto, Oldegar Alves Júnior, o número cada vez maior de pacientes de vários municípios que o HRL recebe diariamente demonstra a importância que a unidade atualmente tem para com o SUS. “Isso prova o significado que o HRL possui hoje, não apenas para o Centro-Sul do Estado, mas também para toda a rede estadual de urgência e emergência”, afirma.

Segundo ele, esse papel significativo do HRL fica mais evidente ainda quando são analisados à luz de outros dois fatores. “O primeiro está relacionado à inversão no fluxo de pacientes, já que hoje, principalmente em relação à ortopedia, recebemos pacientes do Huse [Hospital de Urgência de Sergipe], em Aracaju, realizando cirurgias ortopédicas de baixa e média complexidade. O segundo refere-se à nossa resolutividade, pois o hospital tem mantido desde o ano passado uma baixa taxa de transferência para a capital, que em abril deste ano foi a menor desde a sua inauguração, chegando a 0,4%”, ressalta Oldegar Júnior.

Demais municípios

Responsável por garantir cobertura assistencial a cerca de 250 mil habitantes de Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto, que integram o Centro-Sul sergipano, o HRL tem sido fundamental para o atendimento a pacientes procedentes de municípios de outras regiões de Estado e de cidades da Bahia que fazem divisa com Sergipe, como Paripiranga, Adustina, Fátima e Nova Soure.

De acordo com o balanço quadrimestral da unidade, dos12 municípios que mais encaminharam paciente são HRL, depois de Lagarto e Simão Dias,Salgado foi o terceiro a demandar mais pacientes para o HRL, com 947, o equivalente a 4,7% dos quase 19.800 assistidos no primeiro quadrimestre do ano. Da microrregião Agreste de Saúde,São Domingos aparece como o primeiro a encaminhar pacientes ao Hospital Regional, totalizando 524 (2,6%) no mesmo período. Segundo o levantamento,da região Sul, Estância e Boquim foram os municípios com mais pacientes beneficiados. De lá, foram atendidas, respectivamente, 193 e 160 usuários.