Após nove meses de espera, o pequeno José Gabriel Januário, recebeu alta médica no Hospital da Criança de Alagoas (HCA), em Maceió, e retornou ao município de Quebrangulo, onde reside. O paciente de 2 anos chegou na unidade com o quadro de Encefalopatia Crônica Não Progressiva Infantil (ECNPI) e, após receber assistência multidisciplinar especializada, conseguiu deixar o HCA.
Essa paralisia cerebral é caracterizada por uma série de desordens motoras, decorrentes de lesões no sistema nervoso central, no período pré, peri ou pós natal. Januário, como era conhecido nos corredores do HCA, foi atendido por vários profissionais do equipamento de saúde. Entre eles, estava a pediatra Camila Maia que se emocionou com a alta do pequeno, após acompanhá-lo por muitos meses.
“Pelo prolongado internamento, ele ficou sujeito a múltiplas infecções hospitalares. Porém, a gente teve a felicidade de conseguir dar alta para o internamento domiciliar, por meio de home care, para ele poder ficar junto da sua família”, explicou a profissional.
Na unidade, o paciente realizou procedimentos como a traqueostomia e a gastrostomia. O amor e o cuidado incondicional do pai e da mãe de Januário chamavam a atenção dos colaboradores e de outros internos.
“Fomos bem acolhidos. Agradeço a hospitalidade pelo tempo que passamos aqui. Também quero agradecer os médicos, os enfermeiros, pelo apoio que deram nos aconselhando. Estamos saindo daqui com o nosso garotão mais saudável. É um alívio ver o estado de saúde que ele está agora”, afirma o pai da criança, Marcos Januário.
Pelo tempo de internamento, a alta do pequeno foi muito comemorada pelos profissionais do Hospital da Criança de Alagoas. Para dar o último tchau, os colaboradores fizeram um corredor de despedida com bolas e muitas palmas.
Agência Alagoas