×

Sergipe

Hospitais Regionais mantêm resolutividade neste final de semana

Hospital também registrou atendimento satisfatório na Maternidade

O Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro, que integra a Rede Estadual de Saúde de Sergipe, apresentou a resolutividade alcançada neste final de semana, entre os dias 6 e 8 de novembro. Foram 665 pacientes atendidos nas especialidades clínica médica e pediatria, com 90% de alta hospitalar.

No mesmo período, apenas duas transferências foram realizadas para o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), por se tratar de casos de alta complexidade. “Temos avançado no serviço oferecido. Prova disso é o aumento da resolutividade alcançada a cada plantão”, considera a superintendente da unidade, Genisete Pereira.

O Hospital também registrou atendimento satisfatório na Maternidade. Entre a sexta-feira e o domingo, foram oito partos realizados, duas curetagens e, apenas, uma transferência.

“Um recém-nascido precisou ser levado para a Maternidade Santa Izabel. Ele nasceu prematuro e necessitou de UTI Neonatal”, explica Genisete Pereira, ressaltando que a unidade prestou serviço adequado aos pacientes que procuraram assistência médica, atendendo às necessidades dos usuários do SUS.

Glória e Estância

Em Nossa Senhora da Glória, foram registrados cinco pacientes vítimas de acidente de moto, todos atendidos e liberados logo em seguida. Houve, também, uma vítima de acidente de trabalho que, apesar de ter recebido os primeiros atendimentos na unidade regional, precisou ser transferido para o Huse.

No domingo, 08, o movimento foi um pouco maior, com registro de mais cinco vítimas de acidente de moto e um de acidente de carro.

“O Hospital de Glória atendeu no final de semana a 598 pacientes, sendo que, destes, 578 receberam alta. Também registramos apenas sete remoções e um óbito”, detalha a superintendente Dejane Santana.

A unidade de Estância, que atende a Região Sul do estado, realizou 124 atendimentos de emergência na sexta-feira, com dois internamentos. Foram 151 atendimentos no sábado, com três internamentos, e 138 no domingo, sem nenhum paciente internado. “Foi um final de semana tranquilo, abaixo da média. No total, foram 410 pacientes, com apenas cinco internamentos e uma grande resolutividade”, comemora a superintendente do Hospital, Luciana Carvalho.

Huse

O Pronto Socorro do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) registrou 678 atendimentos a pacientes de urgência e emergência. Desse total, 106 ficaram internados na unidade e distribuídos de acordo com a sua classificação de risco (verde, azul, amarelo e vermelho). Trata-se de um número considerado normal para o registro de um final de semana.

Os acidentes de trânsito registraram 73 vítimas entre acidentes motociclísticos (52 vítimas), automobilístico (16) e atropelamento (5 vítimas internadas). Somente na Ortopedia e na Sala de sutura foram atendidos 288 pacientes.

Na Área Azul Adulto, local que continua recebendo pacientes de baixa complexidade e que deveriam ser atendidos pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), foram 202 pacientes com dor abdominal, dor de cabeça, sintomas de febre, entre outros casos. Destes, 34 ficaram internados em observação.

“Trabalhamos para melhorar ainda mais a qualidade da saúde do nosso usuário do SUS. A cada final de semana já é possível perceber a resolutividade dos casos nas diversas áreas”, afirmou a superintendente do Huse, Lycia Diniz.

O Hospital Pediátrico Drº José Machado de Souza, anexo ao Hospital de Urgências de Sergipe, atendeu nesse período a 156 pacientes infantis, entre a Área Azul e o Pronto Socorro pediátrico. Depois de realizada a triagem com esses pequenos pacientes, apenas 20 ficaram em observação.