Os hospitais regionais realizam um trabalho de descentralização da saúde pública, oferecendo atendimento de média complexidade, com serviço ambulatorial, cirúrgico e, em alguns casos, obstétrico. Geridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Hospitalar (FHS), eles possuem um importante papel para garantir assistência à população.
Neste último final de semana, entre 10 e 12 de março, somente em Nossa Senhora do Socorro, o Hospital Regional atendeu 863 pacientes, sendo 603 na clínica médica, 179 na pediatria e 81 na obstetrícia. “Apenas dez pessoas ficaram internadas, as demais foram liberadas após atendimento médico adequado”, informa a superintendente da unidade, Genisete Pereira.
Segundo a gestora não houve registro de transferências para outras unidades. Mesmo os casos graves permaneceram no Hospital Regional de Socorro. “Essa resolutividade demonstra a qualidade do serviço oferecido à população”, ressalta Genisete. A maternidade do hospital contabilizou, ainda, a realização de 20 partos e cinco procedimentos de curetagem.
Já na região do Baixo São Francisco, o Hospital Regional São Vicente de Paula, em Propriá atendeu 829 pacientes, distribuídos nas seguintes especialidades: 348 na clínica médica, 148 na pediatria, 105 na ortopedia, 94 na clínica cirúrgica e 68 na ginecológica. A unidade registrou, também, o atendimento a 21 pacientes vítimas de acidentes de moto, uma cirurgia de urgência, cinco eletivas e 12 internamentos clínicos. Na maternidade, foram 21 partos, sendo nove normais e 13 cesarianas.
Glória e Estância
No Alto Sertão, 463 pacientes foram atendidos no Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória, 329 na clínica médica, 79 na pediatria, 48 avaliações obstétricas e sete atendimentos na sala de procedimento. “A unidade, que recebe usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de nove municípios, realizou 13 internamentos, sete altas, quatro remoções e 20 partos na maternidade”, completou a gerente de internação, Fabrine Almeida.
No Hospital Regional Dr. Jessé de Andrade Fontes, em Estância, foram 271 atendimentos clínicos, 107 cirúrgicos e 88 pediátricos, totalizando 509 pacientes atendidos no último final de semana. Segundo a superintendente da unidade, Luciana Carvalho, foram 21 internamentos e seis cirurgias realizadas. “Tivemos um número expressivo de altas médias, 448 no total, mostrando que o serviço vem funcionando e resolvendo as necessidades dos pacientes”, avalia.
