Foram realizadas apenas 2 remoções para as UTI?s
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), vem conseguindo descentralizar os atendimentos da Rede de Urgência e Emergência por meio da atuação eficiente dos Hospitais Regionais.
Comprovando a resolutividade desse planejamento, o Hospital Regional Jessé Andrade Fontes, em Estância, registrou um total de 618 atendimentos entre os dias 18 e 20 de março, com 18 internamentos. A unidade contabilizou 9 cirurgias: 3 apendicectomias, 2 lesões por arma branca e 4 desbridamentos.
O Hospital Regional de Estância também cedeu o seu espaço físico do centro cirúrgico para a realização de um mutirão do Instituto de Olhos de Sergipe (Iose) que, em parceria com a SES/FHS, realizou uma média de 400 operações de catarata e pterígio. Ano passado foram realizados 4 mutirões como esse e mais de 2000 cirurgias realizadas.
Itabaiana e Socorro
Em Itabaiana, no Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno, foram realizados 612 atendimentos ao longo do fim de semana, com 580 altas médicas e 31 internamentos.
“Desde que iniciou o ano, o número de atendimentos no Regional de Itabaiana aumentou. Nesse final de semana tivemos apenas 1 remoção, o que contribui muito para desafogar o atendimento do Hospital de Urgências de Sergipe”, explicou o superintendente Darcy Tavares.
O Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro apresentou grande movimentação no fim de semana: foram 901 atendimentos, sendo que 90% desses casos receberam alta com menos de 6 horas após iniciar o atendimento médico. Foram realizadas apenas 2 remoções para as UTI’s da Rede Hospitalar.
Dentre os atendimentos realizados no Regional de Socorro, 24 foram partos. “A Maternidade de Socorro manteve a equipe completa nos plantões e não transferiu parturientes para outras maternidades”, avalia a superintendente Genisete Pereira.
Lagarto
Responsável por garantir cobertura assistencial a uma população estimada em 250 mil habitantes dos seis municípios que integram a microrregião Centro-Sul de Saúde, o Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, atendeu pouco mais de 600 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) durante o último fim de semana.
De acordo com os dados cadastrados no Sistema Integrado de Informatização do Ambiente Hospitalar (Hospub), do Ministério da Saúde (MS), entre a sexta-feira (18) e o domingo (20), 603 pacientes foram assistidos pela unidade, entre atendimentos clínicos, pediátricos, ortopédicos e cirúrgicos.
Os registros do último final de semana mostram que o HRL atendeu 29 vítimas de acidentes de trânsito, sendo que destas 89,6%, ou seja 26, foram de casos envolvendo motocicletas e motonetas. No mesmo período, o Hospital Regional de Lagarto recebeu apenas uma vítima de acidente automobilístico e duas de atropelamentos.
Deram entrada no HRL, ainda, oito vítimas de agressão física, oito pacientes por intoxicação, um por mordida de cão e três por picadas de animais. Outros 31 usuários também foram atendidos, vítimas de vários tipos de queda (da própria altura, de telhados, escadas e árvores), 12 por traumas diversos, um por queimadura e outro por ferimento de arma branca.
Dados anuais
Este ano, tanto os acidentes de trânsito quanto as quedas têm sido responsáveis por grande número de pacientes atendidos no Pronto Socorro do HRL. Somente as vítimas de quedas já totalizam 548 nos dois primeiros meses de 2016, representando 5,5% dos quase 10 mil usuários do SUS assistidos entre janeiro e fevereiro na unidade. Já os pacientes acidentados no trânsito atendidos pelo Hospital Regional de Lagarto já são quase 470, sendo 21 vítimas de atropelamento, 24 de acidentes automobilísticos e 421 envolvendo motocicletas e motonetas.
