Hospitais assinam contratos para implantação do Plano de Oncologia
Na manhã desta quarta-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) assinaram a contratualização com o Hospital do Açúcar e Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA). A medida prevê a implantação do Plano Estadual de Oncologia, que visa assegurar a assistência integral aos pacientes com câncer, facilitando o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento.
Segundo José Thomaz Nonô, secretário municipal de Saúde, a iniciativa representa um estímulo. “Vamos avançar muito na assistência a esses pacientes, além de podermos dar uma resposta à demanda reprimida. É uma alegria a celebração desse contrato com os hospitais, pois graças a essas parcerias e esforços conjuntos podemos ter um ganho expressivo na área”, destacou.
Já para a secretária estadual de Saúde, Rozangela Wyszomirska, o lançamento e implantação do Plano representa o pontapé inicial na integração entre atenção básica e especializada. “Agora podemos ter uma oferta digna aos pacientes de todo o Estado, além de avançarmos na assistência, podemos atuar na fiscalização e aplicação dos recursos recebidos, de modo que haja resolutividade nas demandas”, afirmou a gestora.
Com a implantação do Plano e a contratualização com hospitais da rede conveniada, o número de procedimentos a serem realizados mensalmente pelas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) e pelos Centros de Alta Complexidade em Oncologia (Cacons) serão de 500 consultas especializadas, 640 exames de ultrassom, 160 endoscopias, 240 colonoscopias e retossigmoidoscopias, além de 200 exames de anatomia patológica.
Para o diretor-presidente do Hospital do Açúcar, Edgard Antunes Neto, a parceria é de fundamental importância para a população. “Com essa integração entre os entes, serão aumentadas o número de vagas para consultas, exames, havendo um melhor acesso ao tratamento”, frisou.
Em Maceió, esses serviços são disponibilizados na Santa Casa, no Hospital do Açúcar e no Hospital Universitário. Em Arapiraca, ofertados pelos hospitais Afra Barbosa e Chama.
