Na última terça-feira (9), representantes da Cooperativa dos Produtores Rurais de Alagoas (Cooperal), integrante do Arranjo Produtivo Local (APL) Horticultura no Agreste, apresentaram os produtos cultivados pelo grupo aos empresários do setor turístico de Penedo e Piaçabuçu, cidades assistidas pelo APL Turismo Caminhos do São Francisco. O encontro ocorreu na sede do Sebrae, em Penedo.
De acordo com o gestor do APL Turismo Caminhos do São Francisco, Mauro Coutinho, a ideia é estabelecer a comercialização frequente desses produtos com os empresários. “Os produtores serão levados para os municípios de Penedo, Piaçabuçu e Coruripe em um caminhão refrigerado. Desta forma, os produtos irão manter a qualidade para serem comercializados nos hotéis e pousadas de regiões turísticas”, explica.
O próximo passo é o levantamento da demanda semanal dos produtos, que será realizado pelos empresários ainda nesta semana. Depois da pesquisa, a Cooperal irá apresentar a proposta comercial coletiva para iniciar a rota de entregas ainda em dezembro, com o objetivo de aproveitar a alta temporada.
Cooperal – Consolidada no Agreste de Alagoas, a Cooperativa dos Produtores Rurais de Alagoas (Cooperal) pode comemorar bons resultados. Um exemplo dos avanços é a consagração da presidente Maria José Alves, que conquistou o prêmio Sebrae Mulher de Negócios, na categoria Produtora Rural. A Cooperativa também faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Parcerias – Não é a primeira vez que dois Arranjos Produtivos Locais trabalham juntos. Ainda em 2014, um empresário do APL Móveis Maceió e Entorno produziu uma cadeira com o couro da tilápia, peixe encontrado em abundância no APL Piscicultura Delta do São Francisco. O produto chamou bastante atenção e passou 30 dias no Espaço Pierre Chalita, durante uma exposição sobre cadeiras.
