×

Maceió

“Horta Verde”: Jovens iniciam projeto de preservação ambiental

A preservação do meio ambiente e a importância do desenvolvimento sustentável para o bairro do Benedito Bentes são pontos de estudo do projeto “Horta Verde, que te quero Verde”. Articulado pelos profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) que atuam no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Cidade Sorriso, o projeto tem como objetivo capacitar 30 crianças e adolescentes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS para atuar na sensibilização da comunidade com foco na preservação das áreas verdes do bairro.

semas-meio ambiente-cras cidade sorriso (1)Nesta quinta-feira (12), técnicos da Assistência Social participaram da oficina de abertura do projeto no CRAS, onde os jovens e outros usuários montaram uma horta comunitária dentro da unidade. “Assim que começamos a discutir com eles a proposta deste projeto, todos ficaram ansiosos demais por esse dia. A gente pretende atingir a maior parcela da população do bairro porque não é um projeto limitado apenas às oficinas internas. Queremos que nossos usuários conversem sobre o assunto com os parentes, vizinhos e outros moradores”, explicou Mariele dos Santos, coordenadora do CRAS Cidade Sorriso.

A proposta é trabalhar, durante seis meses, temas como reciclagem, coleta de lixo seletiva, o descarte correto de outros resíduos e formas efetivas de abordagens comunitárias para implementação de boas ações dentro e fora de casa. Os usuários envolvidos nas ações de educação ambiental também vão plantar verduras e legumes e acompanhar todo o processo de desenvolvimento dos mesmos durante o semestre.

semas-meio ambiente-cras cidade sorriso (6)”Através de ações como estas nos CRAS, nós conseguimos despertar a consciência ambiental nas famílias e nas comunidades. Um jovem que participa da ação acaba sendo multiplicador de boas práticas”, ressaltou a secretária de Assistência Social de Maceió, Juliana Vergetti.

Além do projeto “Horta Verde, que te Quero Verde”, que deve contar com a parceria de outros órgãos públicos envolvidos no trabalho de preservação ambiental, no CRAS Cidade Sorriso também são desenvolvidas ações direcionadas às gestantes, como o projeto “Encontro com as Gestantes” e o “Circuito das Artes” que promove oficinas de artesanatos aos idosos.