Após 105 dias, o horário de verão chega ao fim na virada de sábado (16) para domingo (17). Os moradores dos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem atrasar seus relógios em uma hora.
Todas as pessoas que estiverem nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo, além do Distrito Federal, devem ficar atentos à mudança de horário para não perder nenhum compromisso importante.
Viagens
Os viajantes fazem parte do grupo que deve redobrar a atenção nesse momento. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) orienta os passageiros que ainda não tiveram o horário do voo confirmado a entrarem em contato com as companhias aéreas.
A recomendação vale para voos domésticos e internacionais, inclusive para cidades que não são afetadas pelo horário de verão, já que a mudança no relógio pode causar ajustes na malha aérea.
Mudanças
Esta edição do horário de verão foi a primeira iniciada no primeiro domingo de novembro. Até 2017, os relógios eram ajustados já no terceiro domingo de outubro. A alteração foi feita para evitar coincidência com o período eleitoral. A data de término (terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte), no entanto, foi mantida.