×

Sergipe

Homenagens marcam 36º aniversário do Batalhão de Polícia de Choque

Unidade especializada comemorou o feito

O Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) amanheceu em festa nesta quinta-feira, 21, data em que completa 36 anos de fundação. A unidade especializada comemorou o feito com uma solenidade militar, concessão de medalhas por tempo de serviço e do Mérito Policial Militar a personalidades que prestaram apoio ao Batalhão ao longo de sua trajetória.

Após permissão para dar início ao evento, a tropa entoou a Canção do Batalhão de Choque, intitulada “Guerreiros de Fé!”, com letra do soldado Matheus Dantas Freire e música do tenente-coronel PM Carlos Rolemberg, comandante do BPChq, em parceria com o major BM Samuel Alves Marques dos Santos (in memorian).

Na ocasião, 26 policiais receberam a Medalha de Bronze, por 10 anos de serviços prestados à Corporação; e 12 militares com Medalha de Prata, pelos 20 anos de serviços dedicados à Segurança Pública. Foram contemplados com a Medalha do Mérito Policial o major Flávio Arthur Ervilha, subcomandante do BPChq, e o sargento José Vital Alves Silva, integrante do Batalhão.

O comando do Batalhão de Choque ainda homenageou policiais militares que se destacaram nas missões da unidade especializada, empresários e parceiros diversos da sociedade civil, o comandante-geral e subcomandante da PMSE, bem como o comandante do Comando do Policiamento da Capital, por apoiarem os trabalhos diários e projetos sociais desenvolvidos no âmbito do BPChq.

“A imprescindível colaboração destes cidadãos foi fundamental para o êxito nas mais diversas atividades que, com certeza plena, não seria alcançada sem relevantes apoios no ano de 2015. Assim, todos os oficiais e praças do BPChq homenageiam as personalidades que, direta ou indiretamente, participaram do engrandecimento desta Unidade ao longo dos seus 36 anos”, enalteceu o tenente-coronel Rolemberg.

Histórico

O Pelotão de Polícia de Choque foi criado em 20 de dezembro de 1979, na gestão do então comandante geral EB Antônio Bendock, tendo como primeiro comandante o 2º tenente PM Hélio Silva, com a missão precípua de realizar o Controle de Distúrbios Civis e o policiamento em eventos especiais.

A estrutura inicial contava com o efetivo de 60 policiais militares. Em 2004, iniciou o processo de transformação para a estrutura de Batalhão de Choque, sendo que em outubro de 2007, no Comando Geral do coronel PM José Péricles Menezes, tendo como comandante do Batalhão de Choque o então major PM Carlos Rolemberg, a sede foi transferida para o atual prédio, na rua Castro Alves, s/n, no bairro Ponto Novo.

A Portaria nº 0531, de 02 de dezembro de 2008, criou o Batalhão de Polícia de Choque, que passou a funcionar com a 1ª Companhia de Polícia de Choque, responsável pelo Controle de Distúrbios de Civis; a 2ª Companhia de Polícia de Choque, responsável pelo Policiamento Tático Motorizado (Força Tática); e a 3ª Companhia de Polícia de Choque, responsável pelo policiamento de operações com cães (Canil).