Um evento cultural marcado por homenagens ao rio São Francisco e a personalidades com trajetória de vida relacionada ao “Velho Chico” encerrou a Semana Integrada da Água em Penedo (AL). Desde segunda-feira (28), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e diversos parceiros (UFAL, IFA, Governo do Estado e Prefeitura de Penedo) realizaram uma rica programação no município ribeirinho com o objetivo de sensibilizar a população para o uso racional da água como parte das comemorações do Dia Mundial da Água (22 de março).
As homenagens aconteceram durante o evento realizado na última terça-feira, 29, no auditório do Sindspem. As personalidades que tiveram seu trabalho reconhecido foram Antônio Gomes dos Santos, mais conhecido como seu Toinho Pescador, importante liderança ambientalista e dos pescadores artesanais do Baixo São Francisco; Manoel Luiz Batista, conhecido em Penedo como seu Lulu, que integrou a tripulação do histórico navio Comendador Peixoto, que cruzava o Baixo São Francisco, de Penedo a Piranhas, transportando mercadorias e passageiros; e Pedro Gonçalves Lima, um dos mais respeitados carpinteiros navais do Baixo São Francisco, que reside atualmente em Penedo.
“Quero homenagear minha família, em especial minha esposa, por ter me incentivado a entrar nas comunidades eclesiásticas de base e, assim, fazer parte de verdade de minha comunidade. Essa é uma homenagem a todos que lutam pelo nosso São Francisco e pela preservação do meio ambiente tão agredido pelos homens”, declarou seu Toinho Pescador logo após receber a homenagem dos parceiros que realizaram a Semana Integrada da Água em Penedo.
A placa de homenagem foi entregue pela presidente da Federação dos Pescadores do Estado de Alagoas (Fepeal), Maria Eliane da Conceição. Seu Toinho Pescador aproveitou o evento para lançar seu livro de poesias “Pescando Cidadania: poemas”.
O evento de encerramento ainda contou com uma apresentação de estudantes da Escola Estadual Professor Pedro de França Reis de Igreja Nova (AL), que encenaram uma peça teatral sobre a água e o meio ambiente inspirada no tema da Campanha da Fraternidade 2011 “Fraternidade e a Vida no Planeta A Criação Geme em Dores de Parto”. No local, houve ainda a distribuição da edição da Revista Graciliano Ramos “Um Mergulho no rio São Francisco”, que retrata, por meio de artigos, a história, as artes, a cultura e a economia do Baixo São Francisco.
O evento foi encerrado com a apresentação do Imperial Coro de Penedo, que trouxe uma seleção de músicas regionais e de autoria de integrantes do coro com a interpretação do melhor canto coral do Baixo São Francisco.
SEMANA DA ÁGUA EM PENEDO
A Semana Integrada da Água em Penedo teve início na segunda-feira (29) com a realização de visitas guiadas de estudantes da rede pública municipal de Penedo, do curso técnico em Meio Ambiente do IFAL, Campus Penedo, e dos alunos dos cursos de Turismo e Engenharia de Pesca da UFAL, Unidade de Ensino de Penedo, à estação de tratamento de água do SAAE Penedo e à APA da Marituba do Peixe nos periodos da manhã e da tarde. Na APA da Marituba, também foi realizado um peixamento com a participação dos estudantes que inseriu cerca de 10 mil peixes de espécies nativas.
Na terça-feira (28), foi realizada a mesa redonda “Água: Revitalizar para Preservar”, que contou com palestras de diversas autoridades nas áreas de recursos hidricos e meio ambiente, entre eles o chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf em Alagoas, Pedro Melo, que falou sobre os investimentos da companhia no Programa de Revitalização do Rio São Francisco; Sérgio Lúcio, coordenador do Programa Água Doce desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Shirlan Madeiros, representante da Usina Marituba do Grupo Carlos Lyra, que falou sobre florestas energéticas, e a jornalista e ambientalista Elessandra Araújo, que comparou os resultados de sua pesquisa de pós-graduação realizada em 2006 sobre a qualidade da água no rio São Francisco no trecho de Penedo.
A Semana Integrada da Água em Penedo foi uma realização conjunta da Codevasf, UFAL, IFAL, Prefeitura Municipal de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambeinte e dos Recursos Hídricos (Semarh), Instituto do Meio Ambeinte (IMA) e Companhia de Empreendimentos, Intermediação e Parcerias de Alagoas (Cepal/Imprensa Oficial Graciliano Ramos), Usina Paisa e Usina Marituba.