×

Cultura

Homenagem à Semana de Arte Moderna é o destaque da programação do Arte de Toda Gente

O Batizado de Macunaíma, de Tarsila do Amaral

O programa Arte de Toda Gente, uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, recebe entre os dias 14 e 20 de fevereiro eventos dos projetos Um Novo Olhar (UNO) e do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS). O destaque da programação é a homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna, que acontece entre os dias 18 e 19 de fevereiro, no Teatro Dulcina, no Rio de Janeiro. Conheça todos os detalhes da programação a seguir.

Um Novo Olhar (UNO) – Acessibilifolia

Curtir a folia carnavalesca é para todos! No dia 18 de fevereiro (sexta-feira), o projeto recebe a Oficina dos Artesãos das Quadrilhas de Faro no YouTube do Arte de Toda Gente, às 18h. Do Pará, o grupo de artesão é formado por brincantes, ex-brincantes e admiradores do Festival de Quadrilhas Folclóricas de Faro, que não ocorre durante dois anos por causa da pandemia. A ausência do Festival provocou mudanças na associação, que percebeu que poderia fazer algo para manter viva a cultura amazônica durante a crise social e sanitária. Em 2021, por meio da Lei Aldir Blanc, realizaram um projeto que alcançou o objetivo de assegurar a presença da memória amazônica, mobilizando a comunidade para a construção de um acervo participativo com as diversas categorias de artistas que fazem o Festival.

O Acessibilifolia é uma ação que busca fomentar a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência nas festas populares que compõem a rica cultura brasileira. Com o objetivo de democratizar o acesso ao material audiovisual produzido por grupos de folia de todo o Brasil, o Acessibilifolia selecionou projetos em duas categorias: Iniciativas Inclusivas e Acessibilização de Material Audiovisual, enquanto a primeira foi destinada a grupos que já desenvolvem ações no campo da acessibilidade, o segundo foi pensado para qualquer grupo de festejos populares que tenha interesse em tornar seus vídeos acessíveis para pessoas com deficiência.

Oficina dos Artesão das Quadrilhas de Faro

Dia 18 de fevereiro de 2022 l Horário: 18h

Evento gratuito

Classificação etária: Livre

Disponível em: https://www.youtube.com/ArteDeTodaGente/

SINOS

O centenário da Semana de Arte Moderna, ocorrida originalmente em 1922, ganha homenagem durante os concertos dos dias 18 e 19 de fevereiro, sexta-feira e sábado, respectivamente, às 19h, no Teatro Dulcina (RJ). Os espetáculos trazem como tema O Modernismo antes e depois da Semana de 22, e procura mostrar que já havia modernismo nas artes brasileiras, especialmente na música e literatura, antes da Semana. A regência será do maestro Thiago Santos. Confira a programação completa das ações de abertura da celebração ao centenário da Semana de Arte Moderna.

O programa tem como obras centrais as Três Danças Africanas de Villa-Lobos, na versão para octeto e a Suíte Popular, do Luciano Gallet. A obra de Villa-Lobos foi executada na Semana de 22, mas já havia sido estreada aqui no Rio de Janeiro, no Instituto Nacional de Música, em 1920. A Suíte, do Gallet, faz o amálgama da música de concerto com as práticas populares, ao citar canções carnavalescas e obras de Nazareth, procedimento que se tornou prática comum dentre os compositores modernistas. Completam o antes e o depois proposto pelo programa três números da Prole do Bebê no.1, para piano solo, e o Choros no.2, para flauta e clarineta, obra que Villa-Lobos dedicou a Mário de Andrade.

Como o Sinos é um programa voltado ao apoio aos projetos sociais em música, o concerto será gravado e disponibilizado gratuitamente no canal Arte de Toda a Gente da Funarte, fazendo parte da série de Concertos Sinos.

Semana de Arte Moderna – 100 anos – A Poesia modernista na canção de câmara brasileira

Dia 18 de fevereiro l Horário: 19h

Evento gratuito

Classificação etária: Livre

Disponível em: https://www.youtube.com/ArteDeTodaGente/

Semana de Arte Moderna – 100 anos – O Modernismo antes e depois da Semana de 22

Dia 19 de fevereiro l Horário: 19h

Evento gratuito

Classificação etária: Livre

Disponível em: https://www.youtube.com/ArteDeTodaGente/

Local: Teatro Dulcina

R. Alcindo Guanabara, nº 17 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Academia Arte de Toda Gente

Estão abertas as inscrições para as oficinas da Academia Arte de Toda Gente que oferece encontros voltados para o aprendizado de instrumentos como violão, bandolim, viola, contrabaixo, clarineta e ainda, pedagogia das cordas (módulo 1). As oficinas à distância são ministradas online e trazem uma oportunidade de formação e atualização em instrumentos musicais, pedagogia das cordas, educação musical e arte+educação+acessilidade. Todos os cursos ofertados são de curta duração – em cerca de oito semanas, contando com estudos, realização de atividades e certificação.

Para conhecer mais detalhes sobre essas e outras atividades que serão oferecidas pela Academia Virtual Arte de Toda Gente, acesse https://academiavirtual.artedetodagente.com.br/