Em uma ação coordenada entre o Núcleo de Investigação Especial (NIESP) da Delegacia Geral da Polícia Civil, comandado pelo delegado Sidney Tenório, e a Assessoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP/SP), liderada pelo Capitão PM Cássio Lenarduzzi, foi cumprido um mandado de prisão preventiva contra Valdecí Satírio dos Santos, de 57 anos, acusado de homicídio qualificado.
De acordo com as informações policiais, Valdecí, que estava foragido há 28 anos, foi encontrado e preso na Rua Bernardino Prudente, 104, no Conjunto Residencial José Bonifácio, em São Paulo/SP. O mandado foi expedido pela Vara do Único Ofício de Junqueiro, município situado no interior de Alagoas.
Ainda segundo a polícia, o crime ocorreu em 3 de agosto de 1996, às 13h, no povoado de Chapéu do Sol, zona rural de Junqueiro. Na ocasião, após uma discussão por motivo banal iniciada durante uma partida de dominó em um bar, Valdecí e seu pai assassinaram Genivaldo Temoteo da Silva com golpes de arma branca.
A captura é fruto de uma investigação minuciosa e da troca de informações entre as forças policiais, destacando o trabalho conjunto na busca por justiça mesmo após décadas do ocorrido. A Polícia Civil de Alagoas não deu detalhes sobre o pai de Valdecí, que também foi acusado de participação no homicídio de Genivaldo.