Durante um patrulhamento ostensivo na região do Jatobá, em Penedo, a guarnição do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) do 11º Batalhão de Polícia Militar prendeu um homem por porte ilegal de arma de fogo. Ele foi flagrado com uma pistola modelo PT 940, calibre .40, com numeração suprimida e carregada com nove munições.
De acordo com as informações policiais, a equipe avistou quatro indivíduos na calçada, incluindo o suspeito, que possui histórico criminal e suposta associação com uma facção criminosa. Ao perceber a presença dos policiais, ele tentou disfarçar o porte da arma ao ajeitar sua pochete, o que gerou suspeitas. Com base nisso, a guarnição abordou o grupo.
Antes mesmo de qualquer questionamento, o suspeito informou espontaneamente que estava armado, indicando onde a arma estava guardada. Após revistar os quatro homens e constatar que apenas o suspeito portava algo ilícito, os policiais liberaram os outros três.
Ainda segundo a polícia, o suspeito recebeu voz de prisão e foi informado de seus direitos. Devido ao risco de fuga e à presença de familiares, que passaram a questionar a abordagem, foi necessário o uso de algemas. O homem foi conduzido à Delegacia Regional de São Miguel dos Campos, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.