A esposa de Josivaldo Santana também foi detida acusada de ser conivente com os abusos
Um homem identificado como Josivaldo Santana, vulgo Brinquinho, foi preso no início da tarde desta quarta-feira, 27, acusado de abusar sexualmente das próprias filhas no povoado Catrapó, localizado na zona rural do município de Penedo.
O acusado foi preso pela Polícia Civil, após denúncias anônimas recebidas pelo Conselho Tutelar, e encaminhado à Delegacia Regional de Penedo, local onde foi ouvido e autuado em flagrante pelo delegado Guilherme Martim Iusten.
De acordo com as informações policiais, Josivaldo Santana é acusado de abusar de duas filhas, uma hoje com 13 e a outra 16 anos. As investigações apontaram que quando queria praticar os abusos, o elemento chamava as vítimas para ‘tirar cajá’, sendo essa uma espécie de sinal do que na verdade a mente doentia dele pretendia fazer.
Ainda segundo a polícia, a adolescente de 13 anos foi ouvida e confirmou os abusos. Ela contou que começou a ser violentada há quase um ano pelo próprio pai e que no início o crime era praticado dentro de casa quando não tinha ninguém no imóvel. “Certa vez cheguei a desmaiar devido as fortes dores que passei a sentir por conta dos abusos”, declarou a menor em parte de seu interrogatório.
A adolescente disse também em depoimento, que nunca teve coragem de denunciar o pai porque ele a espancava e dizia que se alguém ficasse sabendo do ocorrido a mataria. Um fato que chamou a atenção dos policiais foi a informação de que a irmã mais velha da adolescente, hoje com 16 anos, tem um filho pequeno e suspeita ser do próprio pai, pois também era abusada pelo criminoso.
A esposa de Josivaldo Santana, identificada como Maria José Lima da Silva, também foi detida acusada de ser conivente com os abusos. Além das duas adolescentes, o casal possui outros 09 filhos que vivem em condições precárias em uma casa humilde localizada na zona rural de Penedo.
As conselheiras tutelares Luciene Caetano, Dulce Lisboa e Maria Gilvanete acompanharam toda a ação que resultou na prisão do elemento e foram peças fundamentais para o êxito da operação.
*Atualizada às 14:57
