×

Policial

Homem condenado por roubo de carga em Porto Real do Colégio é preso pelo Niesp

Prisão foi efetuada no município de Batalha – Foto: PC/AL

Após 23 anos de fuga, um homem condenado por roubo de cargas foi capturado pela Polícia Civil. A operação, realizada pelo NIESP (Núcleo de Investigação Especial da DGPC) sob a coordenação do delegado Sidney Tenório, culminou na prisão do indivíduo, cuja identidade está sendo mantida em sigilo devido à legislação de abuso de autoridade.

O foragido, de 47 anos, foi encontrado pelos agentes no Centro da cidade de Batalha, no momento em que entrava em sua residência. Surpreendido pela presença policial, não ofereceu resistência e demonstrou surpresa, por acreditar que, após tanto tempo, sua situação legal tivesse sido esquecida pela Justiça.

De acordo com o delegado Sidney Tenório, ele estava casado e tinha um filho de oito anos, cujos familiares desconheciam seu passado criminoso.

Após a prisão, o indivíduo foi levado para a sede da Delegacia Regional de Batalha, aguardando uma audiência de custódia a ser realizada pelo Juízo Criminal da Comarca de Porto Real do Colégio. Dado que ele é um réu condenado com sentença transitada em julgado, espera-se que, após a audiência, seja transferido para o Sistema Prisional de Alagoas para iniciar o cumprimento de sua pena, que se aproxima dos 10 anos de reclusão.

O crime pelo qual foi condenado ocorreu em 3 de setembro de 2001, quando, junto com outros quatro criminosos, ele participou de um assalto a um caminhão de bebidas da empresa Líder Distribuidora de Bebidas Ltda, na BR-101, próximo ao posto fiscal de Porto Real do Colégio. Utilizando armas de fogo, incluindo uma espingarda calibre 12, o grupo rendeu o motorista e o manteve em cativeiro em uma propriedade rural até abandoná-lo junto ao caminhão perto da cidade de Penedo.

A sentença judicial foi proferida em 2008, com validade da ordem de prisão até 2027. Os demais envolvidos no crime foram localizados e já cumpriram suas penas.

O NIESP, criado em novembro de 2023 pelo delegado geral Dr. Gustavo Xavier, tem como objetivo auxiliar as Delegacias do interior do Estado na investigação, localização e captura de foragidos da Justiça. Nesta operação, contou-se com o apoio da DINPOL (Diretoria de Inteligência da Polícia Civil) e da 3ª DRP – Delegacia Regional de Batalha.

"; n.innerHTML = "window._taboola = window._taboola || [];_taboola.push({mode:'alternating-thumbnails-a', container:'taboola-below-article-thumbnails', placement:'Below Article Thumbnails', target_type: 'mix'});"; insertAfter(t, e); insertAfter(n, t) } injectWidgetByMarker('tbmarker');