Higuaín marca seu primeiro gol na Copa da África do Sul
A Argentina foi a primeira equipe que obteve a classificação para a fase subsequente da Copa do Mundo, as oitavas de finais, após derrotar com categoria e bom futebol, a Coreia do Sul por 4 x 1. O destaque da partida foi o atacante Higuaín, que marcou três tentos, se tornando até aqui, o artilheiro da Copa. Outro jogador que teve boa atuação foi o astro Lionel Messi.
Já no começo da partida, um maior domínio dos portenhos dava mostras que o primeiro gol parecia questão de tempo. Mas, para azar dos sul-coreanos, o gol veio de uma infelicidade de Park Chu Young. Messi cobrou falta da intermediária, na direção de Heinze, a Jabulani fez uma curva inesperada e acabou batendo na canela do coreano. Foi o segundo gol da Argentina no Mundial, o segundo de bola parada. 1 x 0.
Com ampla superioridade da Argentina, não demorou muito e o segundo gol do jogo também aconteceu logo em seguida. Burdisso desviou bola cruzada na área e o centroavante Higuaín cabeceou para as redes. Foi só o primeiro gol do até então questionado atacante do Real Madrid (ESP). 2 x 0.
A frágil Coreia do Sul só foi acordar para o jogo aos 45 minutos. O gol que diminuiu o placar aconteceu graças ao cochilo do zagueiro argentino Demichelis que, inadvertidamente, perdeu a bola na entrada da área. O meio-campo Chung Yong Lee aproveitou e chutou firme para diminuir. 2 x 1.
Com esse gol marcado no final do primeiro tempo, os sul-coreanos voltaram com o ânimo renovado. Enquanto o craque do time, o jogador do Manchester United (ING) Park Ji Sung estava sumido em campo, Ki Hun Yeom resolveu chamar a responsabilidade. Ele exigiu pelo menos duas intervenções do goleiro Romero.
Da mesma forma como aconteceu na primeira partida, a Argentina caiu de produção e passou a tomar sufoco no final. Maradona novamente buscava uma alternativa no banco de reservas – deu a certeza de que ele próprio queria entrar em campo quando deu um toque de letra ainda na linha lateral.
Todavia, o talento de Messi e o faro de artilheiro do atacante Higuaín, decidiram o jogo. O melhor do mundo arrancou da intermediária, chutou em cima do goleiro, no rebote, acertou a trave e o artilheiro Higuaín, sozinho e em posição de impedimento, marcou o terceiro gol. 3 x 1. O camisa 9 ainda marcaria o quarto, de novo sem marcação, três minutos depois, ao cabecear no contra-pé do arqueiro Jung Sung Ryoung. 4 x 1. Ele é o primeiro jogador nesta edição do Mundial a marcar três gols em uma mesma partida.
Com os três pontos garantidos, a Argentina fez o que sabe de melhor. Tocou a bola de lado e esperou o resultado. Placar final, um merecidíssimo 4 x 1 para os hermanos portenhos.
FICHA TÉCNICA
Argentina 4 x 1 Coreia do Sul
ARGENTINA: Romero; Gutierrez , Demichelis, Samuel (Burdisso), Heinze; Mascherano , Rodriguez, Di Maria, Messi; Higuaín (Bolatti) e Tevez (Aguero)
Técnico: Diego Maradona
COREIA DO SUL: Jung Sung Ryong; Beom Seok, Jung Soo Lee, Yong Hyung Cho, Young Pyo Lee; Jung Woo Kim, Sung Yueng Ki (Namil), Park Ji Sung, Chung Yong Lee ; Ki Hun Yeom e Park Chu Young
Técnico: Huh Jung-Moo
Gols: Park Chu Young (contra), aos 33; Higuaín, aos 33; Chung Yong Lee, aos 45 do 1.º Tempo. Higuaín, aos 31 e aos 34 do 2.º Tempo.
Árbitro: Frank de Bleeckere (BEL)
Estádio: Soccer City, em Johannesburgo
