Assegurar uma alimentação de qualidade para seus pacientes, acompanhantes e servidores é uma das principais metas do Hospital Geral do Estado (HGE). Na semana passada, profissionais que atuam na área de nutrição da unidade participaram do curso de Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos. A capacitação foi ministrada pela nutricionista do hospital, Renata Tenório.
Durante dois dias, os servidores tiveram acesso a uma série de informações, que foram consideradas fundamentais para aplicação no dia a dia, como destacou a coordenadora do setor, Ana Marta Barros. Segundo ela, iniciativas como essas são necessárias para o aprimoramento dos profissionais que atuam na área.
Um dos pontos destacados pela coordenadora da Nutrição, Ana Marta, diz respeito à portaria 216 de setembro de 2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), destinada aos profissionais que atuam na área de alimentação. A portaria aponta os cuidados que os manipuladores devem adotar em relação ao armazenamento, o transporte, identificação e proteção dos alimentos.
Ainda durante o curso, os participantes foram divididos em grupos e discutiram como podem passar da teoria para prática os temas que foram debatidos durante o curso. “Durante a divisão em grupos discutimos como podemos aliar teoria e prática, levando para o nosso dia a dia tudo que foi apresentado no curso e conscientizar os demais profissionais sobre a importância de seguir todas as recomendações”, concluiu Ana Marta Barros.
