Reunião do Núcleo de Acesso à Qualidade Hospitalar (NAQH)
Técnicos que integram o Núcleo de Acesso à Qualidade Hospitalar (NAQH) do Hospital Geral do Estado (HGE) iniciaram um diagnóstico para executar as atividades do Programa SOS Emergências. A princípio eles irão atuar para buscar respostas para uma realidade vivenciada nos hospitais brasileiros, que é a demanda excessiva por atendimento nas portas de entradas das emergências.
Neste primeiro momento, os integrantes do NAQH irão trabalhar junto aos profissionais, que atuam nos diversos setores do HGE, colhendo informações, intervindo e monitorando as ações implantadas. Com este diagnóstico, que serão elaboradas medidas para melhorar a assistência e auxiliar o acolhimento na unidade hospitalar, os técnicos terão acesso ao conteúdo necessário a ser trabalhado no SOS Emergências, segundo explicou a coordenadora do Serviço Multiprofissional de Ações Assistenciais do HGE, Vânia Ticianeli.
“Também será organizada a gestão de leitos e o fluxo de internação, além da implantação de protocolos clínico-assistenciais e administrativos”, explicou a coordenadora do Serviço Multiprofissional de Ações Assistenciais do HGE. Ela destacou que SOS Emergências trará muitos benefícios para a unidade hospitalar, porque “não só prevê mais recursos financeiros para equipamentos e reforma da estrutura física, mas também preconiza o custeio da assistência”.
Vânia Ticianeli também chamou atenção para o fato de o SOS Emergências minimizar o problema do grande fluxo de pacientes no HGE, que por ser um hospital de emergência, é porta aberta. Isso porque, segundo a coordenadora do Serviço Multiprofissional de Ações Assistenciais do hospital, o programa é um reforço na qualificação e descentralização das urgências e emergências do País.
“Os grandes hospitais nacionais possuem, em geral, um fluxo muito além de sua capacidade de atendimento. As pessoas que fazem uso dessas unidades merecem maior atenção. Com uma equipe multidisciplinar, o Ministério e a Sesau [Secretaria de Estado da Saúde] estão definindo uma força tarefa para melhorar o atendimento à população, reorganizando a entrada das emergências. Nada melhor do que o suporte dos hospitais de excelência em prol deste objetivo”, ressaltou.
NAQH – O núcleo é composto por profissionais, gestores, representantes das Secretarias Estadual e a Municipal de Saúde e do Ministério de Saúde, além do apoiador local. A apoiadora local do SOS Emergências em Alagoas, Valéria Pereira, ressaltou que o NAQH vai diagnosticar os problemas, apontar as medidas a serem adotadas e implantar soluções, sempre com o apoio do Ministério da Saúde.
Valéria Pereira esclareceu que haverá metas e encontros semanais para apresentar os resultados obtidos. Serão destinados R$ 3 milhões para as reformas e compra de equipamentos. O programa prevê ainda recursos para os novos leitos e R$ 200 mil mensais de custeio, inclusive com capacitação para qualificar a assistência.
