O HGE se consolida como um importante pólo formador e reafirma o compromisso do Governo de Alagoas com uma saúde pública mais forte e qualificada - Foto: Assessoria
O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, celebrou, na quinta-feira (5), a formatura de 15 médicos especialistas, formados por meio do Programa de Residência Médica. A solenidade reuniu gestores, preceptores, familiares e amigos, marcando o encerramento de uma etapa de intenso aprendizado e dedicação, além de reafirmar o papel da unidade como referência em assistência, ensino e formação de profissionais qualificados para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Reconhecida como o padrão-ouro da formação médica, a Residência Médica alia prática supervisionada, ensino qualificado e compromisso ético. No HGE, o programa contribui diretamente para a melhoria da assistência à população, ao preparar especialistas capacitados para atuar com excelência em diferentes áreas, fortalecendo a rede pública de saúde.
O diretor-geral do HGE, Fernando Melro, ressaltou a vocação do hospital para o ensino. Ele defende a educação como eixo fundamental para uma saúde pública resolutiva. “Formar médicos especialistas é investir em vidas, em inovação e em um atendimento cada vez mais humanizado. Temos orgulho de contribuir para a trajetória desses profissionais e para o futuro da saúde em Alagoas”, afirmou.

Já a coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme), Lorella Chiappetta, enfatizou o rigor e a responsabilidade do programa. “A residência exige dedicação, ética e compromisso. Aqui, os residentes são acompanhados por preceptores experientes e vivenciam a prática em um hospital de alta complexidade. O resultado é uma formação sólida, que beneficia diretamente a sociedade”, pontuou a coordenadora.
Representando os formandos, o orador da turma de residência em Medicina de Emergência, Felipe Vanderley, destacou os desafios e aprendizados ao longo da residência no HGE. “Na emergência, todos os dias, chegam pacientes no dia mais importante de suas vidas, ou no pior dia de suas vidas. Eles chegam para a gente com dor, com medo, com incerteza, sem saber exatamente o que tem e esperando encontrar alguém que esteja preparado para decidir aquilo que pode mudar o seu futuro. Nós somos apaixonados pela adrenalina e pelo real significado da Medicina que é salvar vidas”, declarou.
Ao final da cerimônia, a direção do HGE, a Sesau e a Comissão Estadual de Residências Médicas (Cerem) desejaram sucesso aos novos especialistas, reforçando a confiança de que a formação recebida contribuirá para uma atuação ética, competente e comprometida com a vida. Com mais essa formatura, o HGE se consolida como um importante pólo formador e reafirma o compromisso do Estado com uma saúde pública mais forte e qualificada.
Agência Alagoas
