No feriadão em homenagem a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, as unidades de saúde gerenciadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizaram 1.646 atendimentos entre o sábado (10) até às 23h59 da segunda (12). No Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foram registradas 7.026 ligações nas Centrais de Maceió e Arapiraca, mas desse total, 64,66% foram trotes. Mesmo com as campanhas de orientação e conscientização junto à população e as unidades de ensino, muitos continuam ignorando e ligando indevidamente.
No Hospital Geral do Estado (HGE) – referência no atendimento de urgência e emergência durante os três dias de feriado – foram registrados 1.231 atendimento. Os casos clínicos, mais uma vez, estiveram na liderança, com 760 casos, seguido dos acidentes casuais (309) e as ocorrências de trânsito (112). Em relação às agressões corporais, armas de fogo e branca, foram contabilizadas 24, além de 16 acidentes de trabalho, sete suicídios e três pessoas foram vítimas de queimaduras.
A movimentação também foi intensa na Unidade de Emergência do Agreste. De sábado (10) até às 11h59 da segunda (12), deram entrada na unidade 415 pessoas. Os acidentes de trânsito envolvendo motocicletas lideraram as ocorrências, com 123 pacientes, representando 30% do total de atendimentos. Ocorreram ainda, 21 casos de agressões, sendo oito por arma de fogo, quatro branca, uma vítima de paulada e oito por motivos diversos.
Samu – As solicitações de atendimento para acidentes de trânsito movimentaram o Samu nesse feriadão. Foram registrados 72 atendimentos em Maceió, com uma média de 24 por dia e, em Arapiraca, foram registrados 49, num total de 16,33 diariamente. Os profissionais também deram orientações médicas sobre problemas com hipertensão e dosagem de medicamentos. Em Maceió ocorreram 230 solicitações e 106, em Arapiraca.
O Samu também realizou atendimento psiquiátrico durante o feriadão. Ao todo foram registradas 19 chamadas, tanto na Central da capital alagoana, como na do Agreste. Os atendimentos por arma de fogo e branca foram treze. Já as motolâncias, que são responsáveis pela estabilização clínica do paciente, atenderam a 16 pessoas. Já os trotes que continuam ocorrendo, foram 67,23% em Maceió e 62,9% em Arapiraca. Já os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) disponibilizam 46 bolsas de sangue para os hospitais e maternidades públicas do Estado.