×

Penedo

Herdeiro Real é recebido com festa em Penedo

A histórica cidade de Penedo parou nesta sexta-feira (16) para receber o herdeiro da família real brasileira, príncipe Dom João de Orléans e Bragança que fará toda a rota que Dom Pedro II fez há 150 anos. O Projeto “Caminhos do Imperador” teve início na tarde da sexta-feira em Piaçabuçu, seguindo ainda ontem para Penedo onde foi recebido com festa pela população e autoridades penedenses. Durante os próximos dias a caravana seguirá passando pelos municípios ribeirinhos de Porto Real do Colégio, Propriá – SE, Traipu, Pão de Açúcar, Delmiro Gouveia, Jatobá-PE, Piranhas e Paulo Afonso-BA.

Em Piaçabuçu o príncipe embarcou junto com o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho e sua comitiva para seguir destino rumo a Penedo, onde foram recebidos pela banda fanfarra da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto. Em Penedo a caravana foi recepcionada pelo prefeito Alexandre Toledo e o presidente da Assembléia Legislativa de Alagoas, Fernando Toledo, além dos vereadores da cidade, da Presidente da Fundação Educação do Baixo São Francisco Raimundo Marinho, Lysia Ramalho Marinho, mantenedora do Museu do Paço Imperial, do Bispo Diocesano Dom Valério Breda, e do administrador da Fundação Casa do Penedo, o psiquiatra Francisco Alberto Sales.

No museu do Paço Imperial o herdeiro real se emocionou com a preservação do prédio em que seu triavô se hospedou há 150 anos, quando de sua passagem pela cidade. Em seu discurso, Dom João salientou que o turismo é algo que deve ser explorado conscientemente em Penedo para que o município possa se desenvolver sustentavelmente, gerando emprego e renda para a população.

O governador Teotônio Vilela Filho ressaltou a importância de comemorar a data que marca a passagem de Dom Pedro II pelas cidades alagoanas, promovendo o projeto “caminhos do Imperador”, fazendo com que os municípios resgatem sua cultura e tradições. “No início de 2010 nós teremos começado a construção de uma estrada às margens do Rio São Francisco que ligará Piaçabuçu a Piranhas, oferecendo ao turista além do rio um caminho também por terra”, disse o governador.

Após os discursos as autoridades fizeram o dessecamento de duas placas, sendo uma no Museu do Paço Imperial e outra na Praça 12 de abril, marcando a passagem da caravana do Projeto “Caminhos do Imperador” pela cidade do Penedo.