O secretário estadual de Saúde, Herbert Motta de Almeida, será homenageado nesta quinta-feira (23) pela Câmara Municipal de Maceió. A indicação do título de cidadão honorário de Maceió foi apresentada pelo vereador presidente e deputado estadual eleito, Eduardo Holanda, sendo aprovado por unanimidade pela Casa.
A solenidade de entrega da honraria será realizada no auditório da Faculdade Tiradentes (FIT’S), em Cruz das Almas e vai homenagear ainda outras personalidades alagoanas.
Nascido em Campina Grande na Paraíba (PB), vem de uma família de seis irmãos da matriarca Dona Zizi e Silvestre de Almeida, Herbert Motta, dedicou-se aos estudos desde cedo.
Formado em Medicina com pouco mais de 20 anos, fez Especialização, Mestrado e atualmente é Doutorando pela Universidade Federal de Minas Gerais. Há praticamente uma década chegara a Maceió, onde casou, constituiu família e fixou morada.
Cartesiano e vocação para gestor, seu perfil técnico o conduziu no governo Teotonio Vilela Filho, ao cargo de secretário de Estado da Saúde, função que desempenha até os dias atuais.
Sua gestão está marcada, segundo a área técnica da Sesau, como sendo um grande avanço na integração das ações com os municípios alagoanos para enfrentamento dos desafios do Sistema Único de Saúde em Alagoas.
A ampliação de leitos na rede SUS, Samu, que agora chega a todas as regiões e a significativa redução da mortalidade infantil também são ações destacadas em sua gestão à frente da Saúde.