×

Meio Ambiente

Herbário MAC recebe primeiras amostras para catalogação de Inventário

Herbário MAC recebe primeiras amostras para catalogação de Inventário

Nesta quarta-feira (04), chegou ao Herbário MAC as primeiras amostras coletadas em Alagoas pela equipe de campo do Inventário Florestal Nacional (IFN). As expedições tiveram início no agreste do Estado, nas microrregiões de Arapiraca, Palmeira dos Índios e Penedo.

O IFN tem como objetivo levantar informações sobre os recursos florestais do Brasil de forma sistematizada e periódica. O Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão do Ministério do Meio Ambiente (MMA), trabalha em parceria com o IMA.

Dentro do primeiro material levantado, foram identificadas algumas plantas típicas do Nordeste brasileiro, como Juazeiro, Mandacaru, Jurema e Mulungú. O consultor do IFN, Mauricio Figueira relatou que também foi identificado grande quantidade de áreas de vegetação antropizadas.

Além de fornecer indicadores da biodiversidade brasileira, as informações do Inventário servirão de base para o desenvolvimento de políticas públicas específicas para cada localidade, como programas de reflorestamento, combate à degradação e proteção do solo.

“Existe uma expectativa grande em relação aos resultados desse projeto, uma vez que será coletado um número expressivo de amostras em pontos de coleta estratégicos”, destaca a curadora do Herbário MAC, Rosângela Lyra Lemos. As amostras que chegaram no Herbário do IMA serão catalogadas e duplicatas da identificação serão enviadas ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro e especialistas de todo o Brasil.

As coletas devem continuar nos próximos dias na área de região central de Alagoas e novas amostras serão recolhidas pelo Herbário do IMA ao final do mês. O SFB prevê a conclusão do Inventário em 2017. Depois de concluído o IFN será renovado periodicamente a cada cinco anos para que novas políticas públicas sejam introduzidas no desenvolvimento do Brasil.