Nesta quinta-feira, 19, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) recebeu a visita de 20 alunos do Colégio Estadual Abdias Bezerra, de Ribeirópolis. Os estudantes foram recepcionados pela gerente de Captação de Doadores do Hemose, a assistente social Rozeli Dantas, que prestou informações sobre as etapas que antecedem a coleta do sangue classificado como 'ciclo do doador': cadastro, pré-triagem, triagem clínica (atendimento feito individualmente, em função da preservação do sigilo das informações prestadas pelo doador), coleta de sangue e hidratação (para ajudar na reposição de líquido no organismo).
A iniciativa dos jovens teve como finalidade colaborar com o tratamento de Maria Cláudia de Jesus Santos, 11 anos, que reside no município. “Eles ficaram sensibilizados com o apelo da mãe da garotinha que, por causa do tratamento de hemodiálise, necessita sempre fazer transfusão de sangue”, explicou o professor e doador, Henrique Costa de Andrade.
A assistente social também aproveitou para agradecer e parabenizar a iniciativa dos estudantes. “A cada dia percebemos um compromisso maior por parte dos jovens em relação às ações sociais, em favor do bem-estar da coletividade. Desde o ano passado, o hemocentro vem recebendo grupos de voluntários que se unem para doar e ajudar um determinado paciente. Essa mobilização social comprova a solidariedade da população sergipana”, destacou Rozeli Dantas.
No grupo, alunos como Natan Teixeira Santana, 18 anos, e Douglas Carvalho Leite, 19 anos, doaram sangue pela primeira vez, com o desejo de ajudar o próximo. “Saber que o meu ato vai servir para ajudar alguém é importante”, disse Natan.
“Pelo que o professor conversou conosco, esse gesto simples vai fazer a diferença no tratamento de Maria Claudia e de outros pacientes que também precisam de transfusão”, comentou Douglas.
Doação de sangue
Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 kg. Menores de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original com foto, válido em todo território nacional. Mais detalhes sobre o serviço de doação, palestras e visitas, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.