Neste sábado, 25, é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Para marcar a data, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), que integra a Rede Estadual de Saúde, realizará o Passeio Ciclístico – Juntos pela Vida. A ação integrativa com doadores, gestores, funcionários do serviço e parceiros, tem como objetivo reforçar a importância da doação de sangue e agradecer aos voluntários pelo gesto humanitário de salvar vidas.
Coordenado pela Gerência de Captação de Doadores, o passeio terá concentração na Praça General Valadão, centro de Aracaju, a partir das 8 horas. Depois seguirá pelas Avenidas Ivo do Prado e Beira Mar, no Bairro Treze de Julho. O encerramento acontece no Parque da Sementeira, na área próxima aos lagos, com a realização de atividades de relaxamento, hidratação e lanche para os participantes.
O Hemocentro de Sergipe conta com um cadastro de pouco mais de 163 mil voluntários que realizaram no mínimo uma doação. A unidade fornece bolsas de sangue para pacientes que necessitam de transfusão em mais de 34 unidades de saúde, entre hospitais e maternidades do serviço público e privado, além de atender pacientes portadores de coagulopatias e hemoglobinopatias (enfermidades do sangue). Com apenas uma bolsa de sangue é possível salvar até quatro vidas, o sangue doado é dividido em diferentes componentes.
De acordo com dados do serviço, a unidade contabiliza 72,40% de doações masculinas e 27,60% de doações femininas. O percentual de jovens na faixa etária de 18 a 28 anos de idade, corresponde a 39% das doações registradas no Hemose.
