O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realizou, nesta quinta-feira (26), uma capacitação sobre o ato transfusional voltada para os profissionais do Hospital Regional de Lagarto (HRL), gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). A atividade contou com a participação de enfermeiros, técnicos de enfermagem, acadêmicos dos cursos de farmácia e nutrição, além de gerentes da unidade hospitalar.
Segundo o superintendente do HRL, Oldegar Alves, a capacitação tem como objetivo potencialiazar as ações assistenciais de hemotransfusão realizadas no hospital. “A nossa proposta é sistematizar a condução terapêutica para que o procedimento possa ocorrer de forma homogênea e mais segura entre as equipes que assistem nossos pacientes”, salientou o gestor.
A superintende do Hemose, Alyne Almeida, e a gerente da Hemorrede, a médica Mariamalia Newton Andrade, deram boas vindas aos profissionais participantes. “Esse é um momento de integração e atualização do conhecimentos aplicados em nossas rotinas diárias, que visam a melhoria de nossos produtos e serviços prestados na assistência”, enfatizou a médica.
Durante a atualização os enfermeiros da Hemorrede Estadual, Rodrigo Damasceno e Rita de Cássia Hora, abordaram as temáticas de introdução a hemotransfusão, bem como os hemocomponentes e os hemoderivados do sangue. As reações transfusionais e a importância dos registros nos prontuários também foram destaques.
“No ato transfusional todas as fases são importantes e observar o paciente durante a realização do processo é um mecanismo usado para detectar precocemente possíveis reações transfusionais”, destacou Rodrigo Damasceno.
A enfermeira Rita de Cássia ressaltou que o momento é importante para esclarecer as principais dúvidas dos profissionais. “”O atendimento na rede hospitalar tem uma dinâmica contínua. Por isso, o profissional precisa ter conhecimento de detalhes sobre o sangue que são muito específicos”. A leitura da Resolução da Diretoria Colegiada – RDC, nº 34 de junho de 2014, que regulamenta os serviços de hemoterapia, nos ajuda a entender os processos”, ressaltou Rita.
Profissionais
Para a técnica de enfermagem, Jacirlete Santos, agregar conhecimentos na área da saúde é primordial. “”Com essas informações podemos colaborar de forma ainda mais efetiva para o atendimento de intercorrências””, concluiu. Já a enfermeira Marivalda Batista associa os conteúdos a proteção dos profissionais. “Todas as explanações feitas na capacitação contribuirão para aprimorar medidas de segurança entre os trabalhadores da saúde durante os procedimentos que envolvem o ato transfusional””, disse a enfermeira do Hospital Regional de Lagarto.
