×

Brasil/Mundo

Hemose encerra janeiro com 1.996 doações de sangue

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) registrou 1.996 doações de sangue em janeiro. O resultado foi proveniente da participação de doadores de Pinhão, estudantes do Colégio Estadual Abdias Bezerra, de Ribeirópolis, Master Sergipe Handebol, além da adesão de voluntários que contribuíram sensibilizados pelos pedidos de doação para pacientes assistidos na Rede Hospitalar Estadual.

A gerente de Captação de Doadores do Hemocentro de Sergipe, assistente social Rozeli Dantas, ressaltou que as doações permanecem estáveis. “Historicamente, janeiro é um mês de férias. As pessoas que doam em períodos sazonais têm o entendimento da necessidade de manter o estoque abastecido”, afirmou. “A adesão ao serviço é resultado da responsabilidade social dos doadores regulares e familiares de pacientes internados, que mobilizam a comunidade através de pedidos de doação divulgados através das redes sociais”, completou Rozeli.

O Hemose é responsável pela Política Estadual de sangue e seus componentes (hemácias, plasma e plaquetas), usados para atendimento da demanda transfusional de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“As doações são essenciais para manutenção diária dos estoques de todos os tipos sanguíneos. Após a realização de alguns testes e análises sorológicas, esse sangue é processado em diferentes hemocomponentes para atender pacientes em tratamento oncológico, renais e, também, aqueles que necessitam passar por cirurgias eletivas como de coração e obstétrica”, explicou a assistente social.

O trabalho de conscientização com a população, sobre a importância da doação, prossegue em 2017. “Temos projetos para levar informação com educação, principalmente para o público jovem. Nosso foco é desmistificar a doação de sangue para que as pessoas possam conhecer e se familiarizar com o serviço”, ponderou.

O público adolescente na faixa etária de 18 a 25 anos é mais sensível às causas sociais. “A maior prova desse sentimento de solidariedade é a movimentação de doadores quando há divulgação nas redes sociais de pedidos para doação de sangue envolvendo crianças e idosos. As pessoas ficam sensibilizadas”, enalteceu.

Doação de sangue

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 anos completos e 69 anos e peso acima de 50 kg. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. No momento do cadastro no hemocentro, é obrigatória a apresentação de documento de identidade original com foto e válido em todo território nacional.

Detalhes sobre o serviço de doação, palestras e hemotur através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.