Devido à redução das doações de sangue, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) está com os estoques dos sangues, O, A, B e AB, positivos e negativos, em situação de emergência nestes primeiros dias de 2025. Para reverter tal situação, a unidade convoca a população para fazer sua doação e colaborar com o atendimento da demanda transfusional na rede hospitalar no estado.
Para manter o estoque estratégico, o Hemocentro precisa receber pelo menos 120 doações por dia, como explicou a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas. “Estamos próximo da primeira quinzena de janeiro e o número de doações já oscila, o que está causando a baixa dos estoques de todos os grupos sanguíneos”, disse a gestora.
Demanda transfusional
O Hemocentro de Sergipe realiza a captação, coleta, análises sorológicas, testes de compatibilização, fracionamento e distribuição do sangue para hemorrede de Sergipe. Essa rede de assistência é formada por 37 unidades de saúde, incluindo o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), hospitais regionais e maternidades em Sergipe. As unidades realizam uma média mensal de 1.800 a 2.400 transfusões de hemocomponentes do sangue.
Serviço
Para doar é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos, e comparecer ao serviço bem alimentado portando um documento oficial com foto, válido em todo território nacional. A unidade funciona diariamente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.
Mais informações podem ser consultadas através dos telefones (79) 3225-8019 e 3225-8039.
Agência Sergipe