×

Sergipe

Hemose: agricultores sergipanos colaboram com doação de sangue

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) contabilizou 60 doações de sangue na última quinta-feira, 1º de maio, feriado em comemoração ao Dia do Trabalhador. As doações foram feitas por integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores de Sergipe (MPA/SE) dos municípios de Monte Alegre, Poço Redondo e Porto da Folha.

A superintendente do Hemose, Lucélia Alves, elogiou a iniciativa dos doadores e ressaltou a importância das campanhas. “As parcerias com as associações de doadores, igrejas, empresas, instituições públicas e privadas, além dos movimentos sociais, ajudam a equilibrar o estoque de sangue da unidade, especialmente durante feriados”, ressaltou.

As agricultoras Rosânia Santos de Matos, 45, e Josefa Ferreira dos Santos, 57, comemoraram a primeira doação de sangue. “É muito bom saber que vamos ajudar a salvar vidas, independente de ser um conhecido ou não”, destacaram.

Lourival Nunes da Silva, agricultor de Poço Redondo, também acompanhou o grupo do MA. “Esta foi minha terceira doação. Comecei a doar por causa das campanhas do nosso Movimento. Venho sempre que posso porque sei que é muito importante”, disse.

Já as amigas Andresa de Paiva, 19, e Aparecida Ferreira, 18, que residem no município de Porto da Folha, relataram o interesse em doar. “Eu sempre quis, mas não tinha o peso exigido. Acho que no mundo capitalista que vivemos as pessoas precisam ajudar mais o próximo”, disse Andresa. “Hoje não consegui doar porque não tenho peso ideal, mas da próxima eu consigo”, afirmou Aparecida. Responsáveis pela organização da campanha, as irmãs Roberta Santos Matos e Rodjane Matos da Mota lembraram que a doação faz parte do Dia Nacional da Memória Campesina, celebrado no dia 30 de abril.

“Todos dedicaram esse feriado para ajudar o próximo. Para o agricultor todo dia é dia do trabalhador”, salientaram. O Dia da Memória Campesina foi instituído para lembrar a memória de dois coordenadores do movimento, Derli Casali e Maria Izabel, que faleceram quando retornavam de uma reunião em Brasília. O Movimento dos Pequenos Agricultores foi organizado em 1995, em nível nacional. Em Sergipe, foi fundado em meados 2002, e tem a sede localizada em Monte Alegre, município na região do Alto Sertão.