×

Maceió

Hemodiálise: Saúde da capital investe no transporte de pacientes

Visando assegurar o tratamento adequado aos pacientes com insuficiência renal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem garantindo o transporte desses usuários para os locais onde realizam hemodiálise. Além dos cinco veículos Kombi já existentes, mais duas novas Vans Topic passam a complementar a frota, ampliando assim, o acesso dos pacientes ao serviço.

Ao todo, a secretaria fornece transporte a cerca de 200 usuários e seus acompanhantes. O serviço é oferecido em três turnos: das 6 às 10h, 11 às 15h e 16 às 20h, às segundas, quartas e sextas ou terças, quintas e sábados. Esses pacientes são atendidos nos seguintes hospitais: Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Hospital Ortopédico, Hospital Universitário, Hospital do Açúcar, Hospital Vida e Hospital Sanatório.

De acordo com Marinalva Acioli, assistente social e coordenadora do serviço de hemodiálise da SMS, os pacientes que desejam ser atendidos pelo serviço devem fazer sua solicitação através de processo. “É aberto um processo no protocolo da SMS, onde é necessário preencher uma ficha cadastral, levar o atestado médico solicitando o transporte, comprovante de residência, cartão SUS, RG e CPF”, explicou.

Após o cadastro, a coordenação do serviço de hemodiálise vai até a residência do usuário para uma visita para a possível inclusão no serviço. “Além de conhecer o paciente, suas condições emocionais e de saúde, também procuramos orientá-los sobre outras patologias decorrentes do problema renal, como diabetes e hipertensão não tratadas, que muitas vezes são a causa dos problemas renais. Transportamos pacientes de todas as idades, desde adolescentes de 13 anos até idosos de 70”, afirmou Marinalva Acioli.