
Diante da grande demanda de transfusões no último final de semana, o estoque de sangue do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) não dispõe de nenhuma bolsa de sangue A, B e O Negativas. Por essa razão, a direção do órgão apela à população, principalmente os que possuem tipagem negativa, para se candidatarem à doação de sangue, já que pessoas podem entrar em óbito caso necessitem de uma transfusão.
Além de não dispor de três tipagens sanguíneas importantes, o estoque de sangue do Hemoal contava, apenas, com 89 bolsas de sangue até às 13hdesta segunda-feira, quando necessitaria dispor, no mínimo, de300 bolsas. Assim, os voluntários devem se dirigir à sede do Hemoal, localizada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), no bairro do Trapiche, das 7h às 18h de segunda a sábado. E, caso estejam no interior do Estado, podem comparecer ao Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado na Rua Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca.
Os candidatos à doação devem comparecer ao Hemoal ou Hemoar bem alimentados, e portando um documento de identificação com foto, válido em território nacional. Também é necessário ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar no mínimo 50 kg, não ter contraído Hepatite após os 10 anos, Sífilis, AIDS e Doença de Chagas. Quanto as gestantes e lactantes não é permitida a doação de sangue e quanto aos voluntários que irão repetir o gesto solidário, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
Coletas externas – Em razão desta problemática, a direção do órgão realiza duas coletas externas emergenciais. As duas, respectivamente, acontecem nesta terça e quarta-feira, das 8 às 17 horas, no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió. A ação visa facilitar o acesso à doação para àqueles que não dispõem de tempo para se dirigir até o Hemoal.